WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Higiene pessoal das crianças - cuidados com o corpo e com o vestuário

Os cuidados com a higiene pessoal e com a higiene do vestuário das crianças são imprescindíveis para uma vida saudável e é a babá que tem o papel de orientar as crianças sobre tais cuidados

Os cuidados com a higiene pessoal são imprescindíveis para uma vida saudável.

 

Os cuidados com a higiene pessoal são imprescindíveis para uma vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. As experiências de fazer com a criança os procedimentos passíveis de execução no ambiente escolar, como lavagem das mãos ou escovação dos dentes, por exemplo, podem ter significado importante para o seu desenvolvimento. Vale lembrar que as babás são o exemplo vivo para as crianças, pois são elas que as orientam. Daí a importância das babás também praticarem corretamente as normas de higiene.

A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, entre outras). A consequência é o aparecimento de assaduras, além do odor, mau cheiro desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna.

“Por isso é importante frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, destacando o banho de chuveiro, que é o mais higiênico”, afirmam as professoras Maria Lígia Rodrigues e Maíse Valéria Guimarães Neves, do curso Treinamento de Babá, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. É preciso mostrar que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal,  destacando  a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, bem como ter um lugar para guardar roupas sujas. Da mesma forma, deve ser mostrado à criança a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrerem muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, entre outros. Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.

Outros artigos relacionados à área:

Higiene pessoal das crianças - como lavar as roupas das crianças.

Higiene pessoal das crianças - como secar e passar as roupas das crianças.

Higiene pessoal das crianças - organização das roupas.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Casa Prática.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

laine

18 de nov de 2013

Obrigado ajudou muito para minha nota

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de nov de 2013

Olá, Laine!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!