WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça truques para remover as principais manchas da sua casa

Algumas manchas precisam de mais do que um simples produto de limpeza para serem removidas

Mancha doméstica - imagem ilustrativa

Karla Teixeira, uma das professoras do Curso CPT Limpeza Fácil, destaca que a dona de casa moderna e exigente precisa de mecanismos para facilitar a sua vida. A limpeza da casa é uma de suas maiores preocupações, pois, mesmo sem disponibilidade de tempo, ela não abre mão da qualidade de vida e do conforto para a sua família.

As manchas são um problema que tiram o sossego de muitas donas de casa. Isso porque elas podem surgir de forma “natural”, serem causadas por pets e crianças ou até mesmo por acidentes com adultos. Ainda que haja grande variedade de produtos de limpeza nos mercados, nenhum deles consegue funcionar como uma panaceia, isto é, não consegue remover todas as manchas do ambiente doméstico.

Pegue papel e caneta e anote esses truques para tirar manchas da sua casa:

Caneta no sofá

O sofá não é o local mais adequado para estudos ou para anotações, porém é comum encontrar manchas de caneta neles. Para removê-las, é possível tentar de duas formas: pressionando o local com um pano umedecido, sem esfregar; friccionando sabão líquido para roupas e retirando o produto até que a mancha desapareça; ou utilizando produtos como spray fixador de cabelo, álcool ou acetona, aplicando sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos e removendo-os com um pano seco – recomenda-se fazer um teste antes de aplicar esses produtos para certificar-se de que não danificarão o tecido.

Óleo na garagem

Os carros podem deixar essa mancha na garagem, que pode ser removida com produtos simples. O primeiro passo consiste na remoção do excesso, com areia de gatos sobre ela. Deixe agir por um dia e retire a areia para verificar se a mancha ainda persiste. Em caso positivo, jogue detergente e esfregue com uma escova de cerdas rígidas. Adicione água à medida em que você esfrega e deixe agindo por 10 minutos. Por fim, absorva a mistura com um papel absorvente ou esponja e repita esse processo até remover a mancha completamente.

Umidade nas paredes e teto

As manchas de umidade surgem por causa da condensação e pela falta de ventilação dos ambientes. Felizmente podem ser removidas com uma mistura de produtos que certamente você possui em casa: misture 1L de água, 1L de água sanitária e uma colher de sabão em pó. Despeje parte dessa mistura em um borrifador e borrife-a na mancha, esperando agir por alguns minutos, removendo o excesso logo após. Também é possível utilizar água oxigenada 3%, borrifando-a e deixando agir por 15 minutos. Garanta que o ambiente esteja bem ventilado para que os locais sequem.

Vaso sanitário

As manchas que se acumulam no fundo do vaso sanitário podem ser causadas por vários fatores e até pela má limpeza. Há três opções de misturas para removê-las:

- coca-cola, bicarbonato e vinagre: deve feita diretamente no vaso, aplicando-se a coca-cola e deixando-a agir por 30 minutos e escovando para eliminar a sujeira, acrescentando o vinagre e o bicabornato até que a mistura efervesça. 15 minutos depois, esfregue mais uma vez e dê a descarga;
- bicarbonato de sódio, água oxigenada e suco de limão: basta misturar meia xícara de bicarbonato e duas colheres de água oxigenada até que se forme uma pasta, esfregando-a sobre as manchas e deixando agir por 20 minutos. Logo após, dê a descarga. O suco de limão pode ser utilizado para que se tenha um efeito branqueador maior.
- vinagre branco e limão: a mistura deve ser feita com meia xícara de vinagre branco e o suco de um limão, sendo aplicada sobre as manchas e esfregando com uma esponja. Deixe a mistura agindo por alguns minutos e dê a descarga.

Colchão

Ao longo dos anos, manchas amareladas podem aparecer nos colchões. Elas podem ser removidas com uma mistura elaborada com detergente ou vinagre e água. A “receita” consiste em uma parte do detergente ou do vinagre para duas partes de água, aplicando com a ajuda de um borrifador, deixando agir por 10 minutos no colchão, secando-o com o auxílio de um pano seco.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Casa Prática:

Limpeza Fácil
Como Organizar a Sua Casa
Treinamento de Empregada Doméstica

Fonte: Habitissimo – projetos.habitissimo.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!