WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Casa organizada! Dicas para melhorar a qualidade de vida do seu lar

Uma casa bem arrumada melhora a qualidade de vida e as relações pessoais no lar

 

Organizar a casa não é tarefa exclusiva das mães, apesar de em muitos lares elas ainda serem as principais responsáveis por esse trabalho ou pelo menos por ajudar a coordená-lo na família. De modo geral, uma rotina movimentada é o que caracateriza o dia a dia das pessoas, sejam elas homens ou mulheres, e em meio a tantos compromissos pessoais e profissionais, algumas vezes, torna-se difícil classificar a arrumação da casa como uma prioridade, assim ela acaba indo para o final do check list diário ou sendo frequentemente adiada.

Ao fazer o planejamento, converse com os envolvidos e peça sugestões a eles

Nem todo mundo tem uma faxineira ou empregado doméstico para ajudar, o que torna ainda mais necessários tanto a realização quanto o planejamento das tarefas domésticas. Somado a isso, em muitos casos, as pessoas têm dupla jornada de trabalho, estudam nos finais de semana, entre outras realidades que podem dificultar ainda mais a manutenção adequada dos cômodos e móveis dentro de uma residência, seja casa ou apartamento.

Colaborar é preciso, principalmente em residências ocupadas por muitos integrantes. Se houver algum ajudante remunerado (empregado doméstico ou faxineira), é bom contar com a experiência dele nesses assuntos e, se for preciso, oferecer treinamento a ele. Mas, por onde começar? Como distribuir os objetos? Como saber o melhor local para cada coisa? Quais são as tarefas domésticas diárias e semanais? Essas dúvidas serão respondidas se houver planejamento e sobretudo se você começar o quanto antes a adminsitrar as demandas, pois muitas soluções você encontrará na prática.

Uma casa bem arrumada melhora a qualidade de vida e a as relações pessoais no lar. Sendo assim, para aqueles que precisam aprender a arrumar a própria casa de modo eficiente ou que desejem se aperfeiçoar nesse trabalho, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Como Organizar sua Casa. Nele, você encontrará passos indispensáveis e simples para obter uma organização eficiente da casa. Além disso, você pode incorporar ou adaptar muitos dos critérios essenciais à arrumação (como o descarte de objetos) ao seu ambiente de trabalho.

"Vale ressaltar que o importante é ter a casa organizada para que a vida seja mais prazerosa e tranquila, evitando-se perder as horas do precioso tempo, tentado achar algo que não se sabe onde colocou e do qual se precisa com ourgência", afirma Karla M. Damiano, mestre em economia familiar e professora do Curso CPT.

Planejamento das atividades domésticas

Para alcançar esse objetivo, é preciso começar com o planejamento. O primeiro passo é cuidar do orçamento doméstico, afinal eventuais consertos de eletrodomésticos, trocas de utensílios, manutenção de instalações e aquisição de produtos de limpeza dependerão do planejmanto financeiro prévio. O Curso traz várias orientações, entre elas: sempre fazer as listas de compras; levar apenas o que estiver nelas; eliminar o que não é essencial; diminuir o consumo de alguns itens e avaliar sempre a necessidade de compra de roupas, calçados, perfumes e cosméticos com base em pesquisa de preços.

Fazer o café e colocar a mesa, recolher o lixo, arrumar as camas, fazer o almoço, retirar a mesa e lavar louça estão entre os deveres diários dos membros da família, não apenas das mães. Dessa forma, o planejamento também inclui a distribuição desses afazeres, bem como daqueles que podem ser chamados de semanais, como as limpezas dos banheiros, da cozinha, da varanda, das roupas da casa e das de uso pessoal. "Os serviços de uma casa são inúmeros, portanto, agende-os em um quadro de tempo, determinando a periodicidade. (...) Ao fazer o planejamento, converse com os envolvidos e peça sugestões a eles", aconselha Karla Damiano.

É válido lembrar que mesmo que os adultos da casa sejam os principais responsáveis por isso tudo, é recomendável que os pais ensinem os filhos, desde pequenos, a se envolverem no cuidado com o que é deles, a começar pela arrumação do próprio quarto, da cama e dos sapatos. Essa atitude é parte da educação das crianças para que elas assimilem bons hábitos ao longo da vida e desenvolvam independência.

Como arrumar o guarda-roupa

Para ganhar espaço descarte uma roupa antiga, sempre que uma nova for comprada

Arrumar o guarda-roupa é um daqueles compromissos constantemente postergados. Por encararem a tarefa como chata, muitas pessoas deixam de fazê-la e não percebem que dessa forma estão acumulando problemas ao invés de minimizá-los. Ao deixar para depois, a bagunça aumenta e junto com ela a perda de tempo para encontrar o que se procura. Então, a melhor alternativa é começar o quanto antes a esvaziar os armários de roupa, selecionando o que sai e para onde vai, o que fica e onde fica.

De acordo com a professora do Curso CPT, é preciso a cada nova estação tirar do guarda-roupa tudo o que não é mais utilizado e separar para a doação, mas estando sempre atento às peças que podem ser mantidas ou que apenas precisam de um reparo. Outra sugestão para ganhar espaço é descartar uma roupa antiga, sempre que uma nova for comprada.

Quanto aos sapatos e bolsas, eles também precisam de cuidados, além de receber limpeza, a recomendação é de que devem ser guardados em caixas ou sacos etiquetados. Aqueles que são mais utilizados em ocasiões festivas podem ficar separados daqueles que são usados diariamente. O curso  traz ainda orientaçõe sobre os enxovais da casa como os de mesa. Esses devem ser guardados em ármarios da sala de jantar ou da cozinha. Já as toalhas de ocasiões especiais podem ser mantidas nos armários dos quartos.

O planejamento dos ambientes da casa ajuda nas reformas ou construções

Cada coisa em seu lugar

Há outros aspectos a serem considerados na organização da casa, não apenas armários e objetos mas também os ambientes. Essas sugestões podem ser muito úteis por exemplo na hora de reformar ou de construir uma casa. Na cozinha, por exemplo, o curso aconselha que as peças sejam distribuídas de forma triangular, ou seja, em cada ponto um item importante. Outra recomendação é que os armários tenham portas de vidro, pois agilizam a localização dos utensílios. De acordo com a especialista, é preciso sempre planejar tanto espaços quanto móveis. Embaixo da pia, por exemplo, podem ser guardadas as panelas. Quanto aos móveis, ela recomenda providenciá-los e organizá-los sempre equacionando espaço e necessidade.

Que tal continuar conhecendo outras dicas importantes para a organização da sua casa. Acesse o Curso CPT e confira outras instruções referentes a esse assunto, como a organização da cozinha e da despensa, o lugar para os sapatos, a organização dos quartos, a adminitração do tempo, entre outros tópicos.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?