Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resfriamento de leite na fazenda e coleta a granel

A granelização do leite traz benefícios tanto para o produtor quanto para a indústria

 
Resfriamento de leite na fazenda e coleta a granel   Cursos CPT

A coleta de leite a granel já é uma realidade no Brasil e o produtor rural deverá, dentro de um curto espaço de tempo, se enquadrar no novo sistema de captação de leite, caso queira permanecer nesta atividade.

A coleta de leite a granel consiste, na maioria dos casos, na coleta de leite em dias alternados nas propriedades rurais.

A granelização do leite traz benefícios tanto para o produtor quanto para a indústria. A indústria, através da implantação de programas de treinamento que visam orientar e conscientizar os produtores quanto aos métodos de obtenção higiênica do leite, terá assegurado um leite que lhe permita produzir produtos da mais alta qualidade.

As principais vantagens da granelização, mais facilmente sentidas pelos produtores e indústria, são as seguintes:


1. Diminuição de pessoal na plataforma de recepção de leite. Não haverá a necessidade de pessoas encarregadas de pesar e verter o leite no tanque de recepção, lavar latões, pisos, etc.;

2. Diminuição dos gastos com latões, que têm vida útil reduzida em virtude do desgaste com o manuseio durante o transporte;

3. Economia de transporte - no sistema a granel, os caminhões tanques transportam maior quantidade de leite por veículo, sendo possível o recolhimento a cada dois dias.

4. Diminuição de pessoal, detergente, gastos com caldeira, vapor, tanto nos postos de resfriamento como na indústria.

5. Melhoria da qualidade do leite - à saída do úbere da vaca sadia, o leite contém poucos germes capazes de alterar suas características. Mas, durante a sua ordenha, manipulação e transporte até a usina de beneficiamento, o leite está sujeito às mais variadas formas de contaminações (ar, solo, poeira, fragmentos de ração, esterco, insetos, mãos do ordenhador, baldes, latões, filtros e outros utensílios usados na ordenha e transporte, etc.). A temperatura do leite no momento da ordenha favorece sobremaneira o crescimento de microorganismos indesejáveis no leite, os quais são responsáveis pela sua deterioração. O resfriamento imediato do leite após a ordenha, na unidade produtora, é a melhor maneira de se inibir o crescimento bacteriano até o momento de seu processamento pela usina.

6. Diminuição de incidência de leite ácido - com a refrigeração do leite e os cuidados higiênicos necessários na ordenha, os consumidores passarão a ter um produto de melhor qualidade e o produtor conseguirá reduzir perdas consideráveis com rejeição de leite ácido pela usina receptora.

7. Aumento da produtividade por propriedade . com todas as vantagens da granelização e os incentivos implementados através de bonificação pelo leite obtido de maneira higiênica, os produtores terão um aumento da produtividade.

8. Comodidade para o produtor - a coleta a granel permite aos ordenhadores um horário mais adequado às atividades diárias da propriedade rural.

9. Economia no gasto de energia pela indústria, uma vez que o leite já chega resfriado à indústria, haverá menor gasto com refrigeração.

10. Redução do número de postos de resfriamento . com a estocagem do leite na própria propriedade, os postos de resfriamento poderão ser eliminados pela indústria, o que reduzirá seus gastos com a manutenção e frete destes postos para a indústria.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Produção Orgânica de Leite.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!