WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção orgânica de leite: manejo da pastagem

A pastagem é a base da alimentação na produção orgânica de leite e as folhas tenras das gramíneas tropicais são a fibra vegetal de menor custo e com a melhor qualidade nutricional que as vacas podem consumir

Produção orgânica de leite: manejo da pastagem   Artigos Cursos CPT

 

A pastagem é a base da alimentação das vacas na produção orgânica de leite. No auge da seca, por exemplo, a pastagem orgânica é capaz de fornecer forragem, apesar de ser necessário oferecer suplementação para que a produção de leite se mantenha. As folhas tenras das gramíneas tropicais, colhidas pelos próprios animais durante o pastejo, são, sem dúvida, a fibra vegetal de menor custo e com a melhor qualidade nutricional que os bovinos podem ingerir. Além disso, as forrageiras das pastagens são o alimento natural dos ruminantes e, particularmente, dos bovinos, que apresentam um aparelho digestivo capaz de aproveitar as fibras vegetais de forma muito eficiente.

Tendo acesso a uma boa pastagem, os bovinos têm condições de obter nutrientes para a sua mantença, ou seja, aqueles gastos no funcionamento do seu organismo, de maneira que se mantenham saudáveis. “Sem contar que, o consumo de forragem de boa qualidade viabiliza a capacidade de produção, ou seja, o crescimento, a reprodução e a produção leiteira”, afirma Luana Barros, professora do Curso a Distância CPT Produção de Leite Orgânico.

Em relação aos aspectos ambientais, é importante destacar que uma pastagem, quando bem manejada, causa impacto ambiental inferior ao de culturas anuais. Por ser uma cultura perene, mantém o solo recoberto durante todo o ano, o que significa menos erosão e melhor conservação do solo. Essa característica só não é verdadeira quando a pastagem encontra-se em declínio, devido ao uso inadequado.

É preciso considerar, ainda, o ambiente de vida dos animais. Para que os bovinos vivam em condições de bem-estar é fundamental que tenham liberdade de movimentação – uma área mínima vital na qual não tenham de disputar espaço e que possam viver saudavelmente. Essas necessidades estão previstas nas normas de criação orgânica, inclusive de gado leiteiro, que tenham a possibilidade de confinar os animais por apenas parte do tempo, uma vez que o acesso à área de pastejo é considerado fundamental.

A influência do ambiente de vida na qualidade do leite já foi demonstrada em estudos o que comprovou a composição do leite e o seu valor nutricional em termos de perfil de ácidos graxos e agentes antioxidantes, em dois diferentes sistemas de produção – orgânico e convencional -, produzidos em diferentes períodos do ano, em pastagem durante o verão e em confinamento, durante o inverno, em propriedades da Inglaterra.

Os fatores discutidos até aqui determinam que, comparado ao cultivo de outras espécies de plantas que possam servir de alimento para os animais, o uso da pastagem para alimentar o gado é muito compatível com a agroecologia e com as características da produção orgânica. Entretanto, para que a pastagem possa atender aos princípios da produção orgânica, alguns fundamentos de manejo devem ser atendidos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Produção Orgânica de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?