
Você sabia que muitos pecuaristas pensavam que as vacas em pré-parto, por ainda não produzirem em leite, não geravam receita para a propriedade? Sabia, também, que por este motivo muitos produtores não dispensavam maiores investimentos para com essa categoria animal? Não? Saiba, então, que apesar de isto acontecer em muitas propriedades, estes são dois grandes erros que devem ser evitados a todo custo pelos pecuaristas que pretendem ter sucesso em suas atividades.
Sabe por quê? Pois bem, vamos lá! “Graças a muitos estudos na área, já está mais que comprovado que alguns cuidados dispensados às vacas na fase de transição, sobretudo em relação à alimentação e controle de estresse, garantem uma produção de leite muito mais significativa, reduzem a incidência de doenças e, ainda, influenciam na produtividade das filhas e netas das vacas manejadas”, Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.
E isso não é tudo. Discutindo um pouco mais sobre a importância da dieta balanceada, digo ela é que fornece às vacas condições de suportar toda a demanda energética de seu organismo, o qual, no período de transição, divide esforços entre se manter vivo, preparar as glândulas mamárias para a colostrogênese e lactação, gestação e ganhar peso.
Por isso, calcular a quantidade ideal de cada nutriente (carboidratos, proteínas e lipídios), fornecer alimentos energéticos na medida certa e, ainda, fazer o uso adequado, quando viável, de suplementação mineral, vitaminas e aditivos é o segredo para a obtenção de vacas e bezerros saudáveis, resistentes e produtivos.
Gostou das nossas dicas? Leia a(s) matéria(s) abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
- Dietas para vacas no pré-parto? Aprenda alguns segredos aqui!
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.