WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Nova forma de produção do leite no Brasil oferece mais qualidade e rentabilidade

Produzir leite com qualidade requer atenção a detalhes que podem passar despercebidos, mas que influem no produto final

O sistema agroindustrial do leite, devido a sua enorme importância social, é um dos mais importantes do país.

O sistema agroindustrial do leite, devido a sua enorme importância social, é um dos mais importantes do país. A atividade é praticada em todo o território nacional, em mais de um milhão de propriedades rurais e, somente na produção primária, gera acima de três milhões de empregos e agrega mais de seis bilhões ao valor da produção agropecuária nacional.  (VILELA et al., 2002).

Do ponto de vista tecnológico, a qualidade da matéria-prima é um dos maiores entraves ao desenvolvimento e consolidação da indústria de laticínios no Brasil. Com o objetivo de alavancar o setor leiteiro, com base em padrões de qualidade, visando a oferta de produtos com melhor nível sanitário para o mercado nacional e ampliação da participação brasileira no mercado internacional, foi oficialmente lançado pelo Governo Federal,  regulamentado pela Instrução Normativa N° 51 do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 2002, o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite – PNMQL, que fixou os padrões sanitários para a produção, identidade e qualidade dos diversos tipos de leite produzidos no país, bem como a coleta e o transporte a granel do leite refrigerado. Esse está em vigor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste desde julho de 2005, e nas regiões Nordeste e Norte desde julho de 2007. (MAPA, 2008).

A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A qualidade higiênica é influenciada pelo estado sanitário do rebanho, manejo dos animais e dos equipamentos de ordenha e a presença de microrganismos, resíduos de drogas e odores estranhos. Do ponto de vista higiênico, o leite deve ser agradável, com preservação das suas propriedades: sabor, cor, odor e viscosidade; limpo, livre de sujeiras, microrganismos e resíduos; fresco, com composição correta e conservação adequada; e ser seguro, não causando problemas à saúde.

As propriedades do leite são determinadas por seus constituintes e por qualquer processo ou operação que, alterando esses componentes, possam interferir nelas. O preenchimento dos critérios de qualidade depende de um programa de saúde para o rebanho, baseado, principalmente, em medidas de prevenção; adoção de práticas de higiene adequadas antes, durante e após a ordenha; e de conservação e transporte do leite em condições de higiene e temperatura adequadas.

A produção do leite de qualidade é muito vantajosa para os produtores. Reduzir a existência de doenças, resulta em maior produtividade a menores custos, além da valorização pelos laticínios, que pagam mais pela melhor qualidade. Assim, ganha o produtor, o laticínio e, certamente, o consumidor, com produtos de alta qualidade.

Para não ficar de fora do mercado e melhorar a remuneração de seu produto, todo produtor de leite deve conhecer os parâmetros de qualidade adotados  e conhecer os mecanismos de controle. Sendo assim, para atender a essa demanda, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Novas  Exigências para Produção de Leite” no qual você receberá informações do Dr. José Renaldi Feitosa Brito e da Dra. Maria Aparecida Vasconcelos Paiva e Brito, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite.  

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A qualidade do leite se traduz em saúde na atividade leiteira. Observando-se os cuidados necessários, certamente o retorno será traduzido em maior produtividade e lucros.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!