WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda técnicas simples para produzir mais leite e mais bezerros

O aumento da produtividade é o caminho para a produção leiteira mais competitiva e econômica

 

A qualidade genética influencia na duração da lactação e na persistência da produção

A falta de conhecimento de determinadas técnicas aplicadas à pecuária leiteira pode levar o pecuarista a insistir em métodos arcaicos e pouco eficientes, tornando a atividade insatisfatória. O aumento da produtividade exige que o produtor busque por atualização constante acerca do mercado, bem como por capacitação nas instituições responsáveis pela transmissão de tecnologias e pelo acompanhamento aos pecuaristas. Para obter produção de mais leite e mais bezerros, a solução pode ser adotar medidas básicas, mas que estejam embasadas em informações seguras. Portanto, os artigos especiais desta semana trazem aos leitores do portal CPT – Centro de Produções Técnicas algumas ações que os produtores não podem deixar de lado.

"A baixa produtividade de nossos rebanhos leiteiros, seja na produção de leite por unidade de área ou média de produção por ano, deve-se essencialmente aos seguintes fatores: 1. Mau desempenho reprodutivo; 2. Inferior qualidade genética dos animais: produção da vaca na lactação, duração da lactação e persistência da produção", informam os pesquisadores, doutor Ademir de Moraes Ferreira, doutor José Henrique Bruschi e doutor Luciano Patto Novaes, da Embrapa-Gado de Leite, e professores do curso Técnicas para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros, elaborado pelo CPT.

De acordo com os especialistas, o aumento da produtividade é o caminho para uma produção de leite mais econômica e mais competitiva. Mas, para isso, são necessárias algumas mudanças. Conceitos antigos precisam ser revistos e deve ser proposto um novo enfoque na assistência técnica, que deve englobar planejamento, organização, execução e controle. Um exemplo dos problemas enfrentados no campo é que "a grande maioria dos produtores desconhece a validade e a maneira de efetuar um efetivo controle sanitário, bem como as técnicas de manejo e os cuidados com a alimentação, procedimentos indispensáveis à melhoria da eficiência na atividade leiteira", acrescentam os professores.

De acordo com eles, esse quadro só pode ser revertido se os produtores rurais tiverem orientações que os tornem capazes de melhorar os índices zootécnicos do rebanho. Nessas condições é que agem os técnicos. Mas, se os produtores não quiserem adotar as medidas de correção sugeridas ou estiverem impossibilitados para isso, torna-se responsáveis pela inefeciência da atividade.

Aprenda sobre a produtividade do gado leiteiro, dê o primeiro passo em direção ao sucesso de sua propriedade e de seu negócio nesse setor, conferindo os artigos especiais que o portal CPT postará nesta semana.

Terça, 21, fatores que afetam a eficiência da pecuária leiteira;
Quarta, 22, como reduzir o intervalo entre partos;
Quinta, 23, redução da idade ao primeiro parto;
Sexta, 24, vantagens do controle reprodutivo e do controle leiteiro.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!