WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Umbigo de bezerro mal curado? Atenção, sinal de problema!

A cura de umbigo em bezerros neonatos é um processo simples, porém desafiador na maioria dos sistemas de criação de bovinos

Umbigo de bezerro mal curado. Atenção: sinal de problema!

 


A cura de umbigo em bezerros neonatos é um processo simples, porém desafiador na maioria dos sistemas de criação de bovinos, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Cuidados com a Saúde do Bezerro.

Se você é pecuarista ou profissional da área e pretende aprofundar seus conhecimentos sobre a criação de bezerros, saiba então que os desafios estão relacionados ao procedimento feito de forma errada, de forma tardia e por um período de tempo insuficiente.

Por que falar sobre o umbigo é tão importante? Por 5 motivos:


I- O umbigo representa a ligação da mãe com o feto durante a gestação e é através dele que o feto recebe todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

II- O cordão umbilical liga a placenta a estruturas internas do feto por meio de duas artérias, uma veia e um úraco.

III- As artérias estão conectadas à circulação sanguínea geral do bezerro, a veia ao fígado e o úraco à bexiga. No momento do parto, devido à distensão, o cordão umbilical se rompe, os vasos sanguíneos e o úraco se retraem e ficam posicionados próximos à parede abdominal.

IV- A pele que envolvia essas estruturas não retrai e forma o coto umbilical que, quando não tratado, representa a porta de entrada mais importante de microrganismos causadores de doenças no recém-nascido.

V- A cura de umbigo mal feita, ou a não realização da cura, certamente causará infecções, as quais podem ser locais ou em diversos órgãos do organismo do bezerro. As infecções umbilicais também podem levar à morte por septicemia (distribuição de patógenos na corrente sanguínea).


Complicações que podem ocorrer no umbigo dos bezerros


 

Complicações que podem ocorrer no umbigo dos bezerros

As afecções citadas são muito comuns e simples de serem prevenidas, porém podem culminar em óbito do animal ou retardamento do seu desempenho, pois os bezerros com inflamação do umbigo ingerem menos alimento e ganham menos peso, além de ficarem mais suscetíveis à ocorrência de outras enfermidades que podem agravar o caso.

O local do nascimento e de criação dos bezerros nos primeiros dias de vida é muito importante para o controle das infecções umbilicais. Ele deve ser limpo e seco para que o umbigo não esteja exposto às contaminações do ambiente. Além disso, a presença de matéria orgânica no umbigo diminui a ação do iodo, reduzindo a eficiência da cura e, consequentemente, aumentando o risco de infecções.

Em relação à cura do umbigo, existe diferença de manejo entre os sistemas leiteiros e os de corte. Em rebanhos leiteiros, os animais estão em instalações mais acessíveis e, consequentemente, consegue-se efetuar a cura do umbigo em tempo mais hábil. Em animais de corte, por sua vez, os quais geralmente são criados extensivamente, existindo a dificuldade de acessá-los diariamente. Por isso, é necessário garantir um ambiente limpo, diminuindo assim o desafio aos quais os animais serão submetidos.

Atenção!


Não há produto que substitua o iodo para a cura do umbigo.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?