WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Taxa de reposição de touros e vacas. O que isso significa e por que fazer?

A taxa de reposição na pecuária de corte corresponde a quantos animais anualmente são substituídos no rebanho em função de problemas sanitários, reprodutivos ou descarte por idade

Taxa de reposição de touros e vacas. O que isso significa e por que fazer?   Artigos CPT


A taxa de reposição na pecuária de corte corresponde à reforma anual de touros e vacas, ou seja, quantos animais anualmente são substituídos no rebanho em função de problemas sanitários, reprodutivos ou descarte por idade.

A instalação de uma estação de monta na propriedade permite melhor controle do rebanho, no sentido de se conhecer de forma mais efetiva as fêmeas que devem ser descartadas por problemas de fertilidade, o que favorece a escolha de parâmetros adequados para uma taxa de reposição ideal para cada situação”, afirma Prof. Dr. José Olavo Borges Mendes Júnior, do Curso CPT Técnicas para Produzir mais Bezerros.

Normalmente, pode-se considerar que a taxa de reposição de fêmeas de rebanhos de corte é de 20%. No caso de machos deve-se realizar uma taxa de reposição de 30%. Esses índices são obtidos a partir de anotações feitas pelo pecuarista. Entretanto, vale destacar, que muitos pecuaristas resistem à ideia de fazer registros zootécnicos e, se o fazem, não são disciplinadas e não dão a devida importância aos dados e, muitas vezes, sequer sabem o que fazer com eles.

Importante salientar nesse momento que é uma necessidade fundamental a qualquer propriedade o conhecimento dos conceitos dos índices zootécnicos para que possa ser bem administrada. Podem ser definidos como uma referência para que os pecuaristas possam aferir o grau de eficiência do seu manejo em cada fase da bovinocultura desenvolvida em sua propriedade. Os índices determinados como ideais devem ser adotados como meta a ser atingida.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Precisando organizar seu rebanho? Saiba como!
- Tatuagem em gado de corte. Sim ou não?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!