WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sexagem fetal em vacas. Por que e quando fazer?

A ultrassonografia é uma ferramenta promissora para melhorar o manejo reprodutivo em rebanhos de gado de corte e leite. Deve ser feita, aproximadamente, no dia de número 60 de gestação

Sexagem fetal em vacas. Por que e quando fazer?   Artigos CPT

Seja você um pecuarista ou profissional que está ingressando na área, saiba que a área que supostamente se beneficiou com o desenvolvimento da tecnologia do ultrassom, mais do que qualquer outra, é a da reprodução em grandes animais.

Sabe por quê? Simples. “A ultrassonografia é uma ferramenta promissora para melhorar o manejo reprodutivo em rebanhos de gado de corte e leite”, explica José Olavo Borges Mendes Júnior, professor do Curso CPT Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro.

Aproximadamente no dia de número 60 de gestação, os fetos de fêmeas e machos podem ser diferenciados através da localização relativa do tubérculo genital e o desenvolvimento das elevações genitais do escroto no macho. Essa avaliação pode ser realizada entre 55 a 119 dias de idade, porém, o intervalo de tempo ideal é de 60 a 90 dias de idade do feto (Galland et al., 1994).

E como fazer a sexagem em vacas inseminadas?


O procedimento de sexagem é o seguinte. Primeiramente, localiza-se o feto na tela do ultrassom, em seguida, verificam-se batimentos cardíacos, para depois fazer a sexagem. Fazendo movimentos com a probe do ultrassom, localiza-se o cordão umbilical como meio de referência. Logo em seguida, é identificado o tubérculo genital, que é uma estrutura lobulada. Nas fêmeas, o tubérculo se encontra próximo à inserção da cauda e no macho na inserção do cordão umbilical.

O tubérculo originará na fêmea o clitóris e no macho o pênis. A sexagem não é feita antes dos 60 dias, porque não terá ocorrido a migração do tubérculo genital. Da mesma maneira, em gestação mais avançada, a técnica é mais difícil de ser executada por causa do tamanho do feto.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!