WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais os cuidados pré e pós-parto para a saúde dos bezerros? Veja

Estratégias essenciais para garantir o bem-estar dos bezerros desde o pré-parto até as primeiras semanas de vida

Quais os cuidados pré e pós-parto para a saúde do bezerro? Veja

As primeiras semanas de vida representam a etapa mais importante no processo de criação de bezerros, sendo responsáveis por mais da metade das perdas registradas durante o primeiro ano. Para minimizar tais perdas, é essencial monitorar de perto a saúde e o desenvolvimento dos bezerros antes, durante e imediatamente após o parto, explica o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, do Curso CPT Cuidados com a Saúde do Bezerro.


Os cuidados mais importantes e críticos em relação aos bezerros estão associados à atenção às vacas antes e durante o parto, à garantia do fornecimento adequado de colostro, à cura do umbigo, à administração da dieta líquida e ao desenvolvimento do rúmen. Além disso, práticas sanitárias e ambientais adequadas desempenham um papel fundamental na redução da incidência de doenças relevantes, como diarreia e tristeza parasitária, bem como na taxa de mortalidade.

 


Alguns pontos podem ser considerados, tais como:

Características genéticas dentro dos rebanhos: em programas de aprimoramento genético, os animais nascidos na própria propriedade exibem as melhores características genéticas, exigindo, portanto, uma atenção especial para garantir seu cuidado e desenvolvimento.


Desafios:
O recém-nascido enfrenta um ambiente hostil significativamente diferente do útero materno, onde as condições eram idealmente estáveis, incluindo temperatura constante, ausência de microrganismos, disponibilidade imediata de nutrientes e acesso irrestrito a oxigênio. Após o nascimento, o animal confronta um ambiente com variações de temperatura e umidade, a necessidade de adquirir nutrientes e a exposição a bactérias e vírus. Além disso, o estresse do parto intensifica essa situação. Consequentemente, os recém-nascidos tornam-se mais suscetíveis a diversas enfermidades, resultando em elevadas taxas de morbidade, letalidade e mortalidade.


Alta taxa metabólica:
O aumento do metabolismo nos animais jovens, devido às mudanças em curso, pode resultar em uma maior taxa a infecções e/ou enfermidades, favorecendo a multiplicação de patógenos dentro do organismo animal. Infelizmente, é praticamente inevitável evitar perdas entre animais tão jovens em uma propriedade. No entanto, o foco principal deve ser a minimização da taxa de mortalidade, mantendo-a em torno de 3 a 5%. Portanto, a principal preocupação reside em assegurar uma sanidade adequada, com ênfase especial na prevenção de doenças.


Um exemplo disso é o fato de que a maioria dos bezerros enfrentará episódios de diarreia desde o nascimento até o desaleitamento, sendo esse fenômeno mais prevalente nos primeiros dias da fase inicial.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?