WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que vacinar os bovinos?

Os bovinos não vacinados podem ser atacados por várias doenças que causam a queda da produção, a morte dos animais que as contraíram e, ainda, que podem ser transmitidas ao homem

Vacinação de gado

Os bovinos quando não vacinados podem ser atacados por várias doenças que, além da queda da produção, podem causar a morte dos animais que as contraíram. O resultado é um só: prejuízo; tanto para os criadores quanto para a economia do país. Além disto, estudos mostram que muitas dessas doenças podem ser transmitidas aos homens. Fica comprovado, portanto, a extrema importância e necessidade de combater e prevenir doenças, principalmente com o uso de vacinas específicas.

De acordo com Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, “O controle sanitário dos bovinos feito no Brasil é precário, sendo feitas basicamente vacinas contra febre aftosa  e  contra  brucelose,  porque  são  obrigatórias.”

Entre as doenças que mais afetam os bovinos está a febre aftosa e a brucelose. Felizmente, a febre aftosa está erradicada no Brasil graças a um esquema de vacinação, que imuniza os bezerros a partir dos 4 meses de idade, no período que vai de maio a outubro, e animais adultos, anualmente, em março. Entre os sintomas da brucelose, por sua vez, está a ocorrência de abortos. A vacinação contra esta moléstia deve ser feita nas bezerras quando atingirem de 3 a 6 meses de idade.

As vacinas contra a brucelose e a febre aftosa são consideradas obrigatórias, enquanto outras doenças que também podem ser controladas com o uso de vacinas não são, necessariamente, alvo de vacinações sistemáticas. Entre essas doenças podemos citar o carbúnculo hemático, o carbúnculo sintomático, a mancha e a gangrena.

Outras doenças que acometem os bovinos


1- Carbúnculo

O carbúnculo hemático é uma moléstia que causa a morte dos animais, sem dar avisos ou apresentar sintomas. Essa doença deve ser prevenida com a vacinação, que pode ser realizada em animais com 3 meses de idade e deve ser repetida anualmente.

2- Mancha e gangrena

A mancha e a gangrena são doenças muito parecidas, mas que também podem ser prevenidas pela vacinação. O tratamento dessas enfermidades é bastante difícil e elas também causam morte em um curto espaço de tempo, dando poucos ou nenhum aviso ao criador, que é quase sempre surpreendido com a morte do animal.

3- Pneumoenterite

Sua prevenção deve ser feita com vacinação em todos os animais com 15 dias de idade e nas vacas, um mês antes do parto, a raiva e a hemoglobinuria bacilar.

Conheça todos os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Rural News.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rute Nunes Silva

22 de jun. de 2021

Gostaria de fazer o curso de vacinação e obter o certificado para trabalho.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2021

Olá, Rute

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Pedro Henrique Rezende Silva

20 de fev. de 2021

Gostaria de fazer o curso de vacinação bovina via online

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2021

Olá,Pedro Henrique 

Como vai?

Agradecemos sua visita a nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!