WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 31Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pecuarista: Faça das estratégias uma ferramenta de trabalho!

Elaborar estratégias significa definir como os recursos de uma fazenda pecuarista serão alocados, visando atingir determinada meta

Pecuarista: Faça das estratégias uma ferramenta de trabalho!   Artigos Cursos CPT

 

Elaborar estratégias significa definir como os recursos de uma fazenda serão alocados, visando atingir determinada meta. No caso específico da pecuária, além dos recursos, vamos definir as tecnologias que serão adotadas, as técnicas que serão usadas, as mudanças necessárias no manejo e na gestão.

“A implementação, ou seja, a execução do que foi proposto nas estratégias estabelecidas para a fazenda pecuarista, deve ser muito bem planejada, com preparação da equipe de trabalho, em termos de treinamento e motivação, e a disponibilização dos recursos necessários para a execução”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso a Distância CPT Gestão na Pecuária de Corte, em Livro+DVD e Curso Online. O importante nessa fase é o esforço que garanta o máximo de chances de sucesso à execução, e o cuidado para que a ansiedade de fazer mais do que o planejado não prejudique as ações em curso. Metas muito audaciosas podem gerar frustração, e ações superdimensionadas podem aumentar custos e tornar o trabalho mais complexo.

Já na fase de acompanhamento, quando fazemos o controle da execução, o uso dos dados coletados rotineiramente é fundamental, para que possamos monitorar a implementação. Sem medir os resultados, rotineiramente, não sabemos se estamos caminhando de verdade em direção à meta proposta e, principalmente, não temos como fazer correções das falhas que possam estar ocorrendo. As mais importantes estão listadas abaixo:


a) Reprodução: devem-se fazer registros avaliações sobre fertilidade, perdas na gestação, taxa de desmame, peso ao desmame e intervalo entre partos.

b) Produção: fazer registros e avaliar: mortalidade, taxa de lotação, consumo de suplementos, ganho de peso, produção de arroba/ha, produção das pastagens, alturas médias de entrada e saída, além da duração do ciclo de pastejo.

c) Clima: volume de chuva; temperaturas máxima, mínima e média; e umidade do ar, ao longo do ano.

d) Informações financeiras: registros e avaliações sobre custos por cabeça, por Unidade Animal/mês, da arroba produzida, do bezerro desmamado; entradas financeiras (faturamento); e os resultados margem sobre a venda, lucro por hectare e por animal comercializado e rentabilidade sobre capital investido; custo fixo, custos variáveis e perfil dos desembolsos.

e) Equipe de trabalho: número de animais por funcionário, valor salário pago na propriedade em relação ao pago na região, rotatividade da mão de obra e qualidade de vida e moradia dos funcionários.

Quando esses dados são separados dessa maneira, fica mais fácil para quem gerencia verificar a situação atual, propor metas de evolução, executar essas metas e controlar a execução. O gerenciamento da propriedade passa a ser feito de forma mais objetiva e exata, não apenas com base na intuição ou informações esparsas. Para que esse gerenciamento seja efetivo, usando as informações coletadas, será necessário, também, definir não apenas o que vai ser medido, mas também quem vai medir e de que maneira, sendo essencial que o responsável pela medição e pela efetivação dos registros seja treinado, motivado e supervisionado.

Todos os dados coletados terão de ser avaliados pelo menos mensalmente. Isso será necessário para que seja mais fácil esclarecer dúvidas e corrigir ações, sendo que o responsável pela coleta, sempre que possível, deve participar dessa avaliação, para que compartilhe a responsabilidade e perceba a importância do seu trabalho. E o mais importante: os dados coletados e os resultados das avaliações, necessariamente, devem se transformar em ação, ou seja, em iniciativas voltadas à melhoria dos resultados, de pouco em pouco, em evolução e aprendizados constantes.

Todos os envolvidos no manejo e nas atividades produtivas devem ser sistematicamente informados sobre a evolução dos índices, de forma a se sentirem envolvidos no processo, responsáveis pelas melhorias conseguidas ou pelas frustrações vivenciadas. E lembre-se, sem comparações com parâmetros conhecidos e com os índices anteriores, não será possível verificar, de forma concreta, os resultados alcançados. Por isso, mantenha-se bem informado sobre os índices médios do setor, comparando-os com a situação anterior, a situação atual e a meta proposta para o futuro.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!