WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pecuarista: a fase de reprodução tem de ter gestão detalhada

Para gerenciar a reprodução do rebanho, é indispensável a marcação dos animais, o registro de dados zootécnicos ou o uso de programas de controle para comparação e avaliação de resultados

Pecuarista: a fase de reprodução tem de ter gestão detalhada   Artigos Cursos CPT

 

Provavelmente, a reprodução é a fase da pecuária de corte que depende de uma gestão detalhada para que bons resultados sejam alcançados. “Apesar disso, é comum, nas propriedades brasileiras, que índices zootécnicos baixíssimos sejam obtidos, assim como uma lucratividade abaixo do potencial, decorrentes de uma gestão frágil”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso a Distância CPT Gestão na Pecuária de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.

Para gerenciar o rebanho de matrizes e o manejo reprodutivo, é indispensável a marcação dos animais, o registro de dados nos livros de escrituração zootécnica ou o uso de programas computacionais de controle, para que seja possível fazer a comparação e avaliação dos resultados obtidos.

São preconizadas anotações em dois tipos de “Cadernos de Controle do Rebanho”, um para machos, caso seja usada a monta a campo, e outro para fêmeas. Nesses cadernos, os dados anotados podem variar de acordo com a ênfase a ser dada no manejo. No caderno para fêmeas, são registrados dados como número do animal, data de nascimento, data e peso à desmama, data e peso no sobreano, data e peso na primeira cobertura e, a cada ciclo reprodutivo, data e peso na inseminação ou cobertura e data do diagnóstico de gestação e do parto. Também, podem ser registradas observações sobre o animal, além da data de seu descarte.

Já, no caderno de controle dos machos reprodutores são registrados, além do número do animal, a data de nascimento, o peso ao desmame e a data da desmama, peso ao sobreano e aos 24 meses e a idade de abate.

Devem ser criadas também fichas de controle reprodutivo individual. Nelas, serão feitos registros específicos e mais detalhados sobre a reprodução: a data e a hora do cio, a data e a hora da inseminação, se for usada, e a identificação do touro doador de sêmen e a partida de sêmen utilizada. Serão registradas também três possíveis repetições de cio e execução de novas inseminações, a data do diagnóstico de gestação, a ocorrência do parto, data, sexo da cria e o peso. Se for usada monta natural, deve ser anotada a data da cobrição e identificado o touro que fez a monta.

Os dados registrados poderão ser transferidos para programas computacionais de gerenciamento do rebanho, onde serão tabulados, permitindo que seja feita a comparação dos resultados de cada animal, além de comparações e levantamentos estatísticos dentro do próprio rebanho. Mas, vale destacar que, embora a informática permita fazer comparações detalhadas entre animais, lotes e rebanhos com grande facilidade, também é possível fazer esse controle sem o computador.

Além das comparações, o registro dos dados reprodutivos nos cadernos e nas fichas viabilizará o cálculo dos principais índices zootécnicos relacionados à reprodução, tornando as tomadas de decisão de manejo muito mais precisas.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!