WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 32Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pecuarista: a fase de reprodução tem de ter gestão detalhada

Para gerenciar a reprodução do rebanho, é indispensável a marcação dos animais, o registro de dados zootécnicos ou o uso de programas de controle para comparação e avaliação de resultados

Pecuarista: a fase de reprodução tem de ter gestão detalhada   Artigos Cursos CPT

 

Provavelmente, a reprodução é a fase da pecuária de corte que depende de uma gestão detalhada para que bons resultados sejam alcançados. “Apesar disso, é comum, nas propriedades brasileiras, que índices zootécnicos baixíssimos sejam obtidos, assim como uma lucratividade abaixo do potencial, decorrentes de uma gestão frágil”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso a Distância CPT Gestão na Pecuária de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.

Para gerenciar o rebanho de matrizes e o manejo reprodutivo, é indispensável a marcação dos animais, o registro de dados nos livros de escrituração zootécnica ou o uso de programas computacionais de controle, para que seja possível fazer a comparação e avaliação dos resultados obtidos.

São preconizadas anotações em dois tipos de “Cadernos de Controle do Rebanho”, um para machos, caso seja usada a monta a campo, e outro para fêmeas. Nesses cadernos, os dados anotados podem variar de acordo com a ênfase a ser dada no manejo. No caderno para fêmeas, são registrados dados como número do animal, data de nascimento, data e peso à desmama, data e peso no sobreano, data e peso na primeira cobertura e, a cada ciclo reprodutivo, data e peso na inseminação ou cobertura e data do diagnóstico de gestação e do parto. Também, podem ser registradas observações sobre o animal, além da data de seu descarte.

Já, no caderno de controle dos machos reprodutores são registrados, além do número do animal, a data de nascimento, o peso ao desmame e a data da desmama, peso ao sobreano e aos 24 meses e a idade de abate.

Devem ser criadas também fichas de controle reprodutivo individual. Nelas, serão feitos registros específicos e mais detalhados sobre a reprodução: a data e a hora do cio, a data e a hora da inseminação, se for usada, e a identificação do touro doador de sêmen e a partida de sêmen utilizada. Serão registradas também três possíveis repetições de cio e execução de novas inseminações, a data do diagnóstico de gestação, a ocorrência do parto, data, sexo da cria e o peso. Se for usada monta natural, deve ser anotada a data da cobrição e identificado o touro que fez a monta.

Os dados registrados poderão ser transferidos para programas computacionais de gerenciamento do rebanho, onde serão tabulados, permitindo que seja feita a comparação dos resultados de cada animal, além de comparações e levantamentos estatísticos dentro do próprio rebanho. Mas, vale destacar que, embora a informática permita fazer comparações detalhadas entre animais, lotes e rebanhos com grande facilidade, também é possível fazer esse controle sem o computador.

Além das comparações, o registro dos dados reprodutivos nos cadernos e nas fichas viabilizará o cálculo dos principais índices zootécnicos relacionados à reprodução, tornando as tomadas de decisão de manejo muito mais precisas.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!