WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

De que forma é possível conduzir o semiconfinamento de bovinos de corte?

Também conhecido como engorda a pasto, o semiconfinamento de bovinos é muito praticado em todo o país

Bovinos - imagem ilustrativa

Gilmar Ferreira, professor do Curso CPT Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais, destaca que a engorda em confinamento não pode mais ser observada como uma atividade isolada na fazenda, mas sim como uma fase da criação necessária para a terminação de bovinos que deve estar, preferencialmente, inserida entre as demais atividades.

Para além do sistema de confinamento, há também a opção de semiconfinar bovinos, prática muito comum em diversas propriedades, recebendo o nome de engorda a pasto. Essa estratégia visa suprir totalmente as necessidades nutricionais dos animais a partir da combinação da alimentação a base de pastagens com a alimentação complementar.

A adoção dessa estratégia apresenta boas vantagens para o produtor, haja vista que os bovinos mantêm e ainda ganham peso de forma otimizada. No entanto, há um conjunto de ações necessárias para conduzir o semiconfinamento de forma eficiente, especialmente quando há defasagem nutricional nas forrageiras.

Vantagens do semiconfinamento

Quando o gado está em fase de terminação, etapa crucial para potencializar os lucros na comercialização, há um ganho de peso muito desejável a partir do semiconfinamento. Ainda, o sistema é vantajoso pro apresentar, dentre outras vantagens:

- Otimização do pasto na seca;
- Rotatividade dos animais na pastagem;
- Aumento da produtividade e da qualidade;
- Possibilidade de organizar abate de bovinos durante o ano todo, o que consequentemente garante renda constante ao produtor.

O que posso fazer para otimizar o semiconfinamento de bovinos?

- Pastagem

Com relação à pastagem, certifique-se de garantir sua recuperação para que possa ser utilizada novamente de forma satisfatória. É possível adotar, por exemplo, a opção de pastejo rotacionado, uma opção que mantém a qualidade o tempo todo, uma vez que a qualidade da forrageira que eles consomem tem influência direta no desempenho dos bovinos.

- Manejo

O controle do ganho de peso diário é extremamente importante para que a parte final da engorda, conhecida como terminação, seja muito bem planejada. Então, a forma como o manejo do gado semiconfinado é conduzido desempenha um papel vital para a criação, seja quando estão no pasto, seja quando estão confinados.

-  Suplementação

Ao definir qual forrageira será utilizada na propriedade, o criado precisa formular o concentrado para ser oferecido como alimento, de forma suplementar. Aconselha-se solicitar o auxílio de um profissional nesse momento para que, observadas as características da sua propriedade, a melhor dieta seja elaborada.

Semiconfinamento: com o que preciso me preocupar?

Apesar de ser um sistema vantajoso, os pecuaristas ainda se deparam com alguns desafios para conduzir o gado de forma semiconfinada. Tendo as forrageiras como o centro dessa estratégia, um dos grandes entraves para o produtor é conseguir manter a produtividade das pastagens em todas as épocas do ano, tendo em vista que algumas regiões enfrentam, naturalmente, períodos de rendimento reduzida.

Outro ponto que pode ser considerado um dificultador é o tamanho do pasto, que é muito grande em algumas propriedades. Esse pode ser solucionado de forma simples, a partir da divisão do local em áreas menores, o que proporciona um controle mais efetivo e checagem constante dos valores nutritivos das forrageiras utilizadas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais
Bovinos de Corte em Confinamento – Manejo e Gerenciamento
Gestão da Pecuária de Corte

Fonte: Nutrição e Saúde Animal – By Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!