WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Cuidados com o bezerro recém-nascido

Após o nascimento, alguns cuidados essenciais devem ser tomados para que o bezerro recém-nascido ganhe imunidade, não fique desnutrido nem tenha infecções

Após o nascimento, alguns cuidados essenciais devem ser tomados para que o bezerro recém-nascido ganhe imunidade

 

Assim que o bezerro nasce, a mãe o lambe, retirando as membranas fetais e mucos. Simultaneamente, o seu corpo é massageado, o que é muito importante para o recém-nascido. Portanto, a intervenção do tratador só deverá acontecer após essa massagem. Se a vaca não der atenção ao bezerro, deve-se recolhê-lo para um local protegido e proceder às massagens contínuas em seu corpo. Por fim, o tratador deve remover as membranas fetais e o excesso de muco do nariz e boca do bezerro.

Após tais procedimentos, outros cuidados essenciais após o nascimento devem ser tomados.

Ingestão de colostro para ganhar imunidade

O colostro é o primeiro alimento que o bezerro consome ao nascer e possui um grande valor nutritivo. Ele é a primeira “vacina” que o bezerro recebe. Principalmente porque, nos bovinos, a passagem de imunidade da mãe para o filho dificilmente ocorre pela placenta, deixando o bezerro praticamente desprotegido ao nascer. Desta forma, há a necessidade da ingestão do colostro.

O colostro, especialmente o da primeira mamada, é quatro a cinco vezes mais rico em proteínas que o leite comum, pobre em lactose e gorduras, tem mais minerais e vitaminas que o leite normal, e, além de fornecer anticorpos, é rico em proteínas, minerais, enzimas e vitaminas e, ligeiramente laxativo, antitóxico e energético.

Cura do umbigo para evitar infecções

A cura do umbigo deve ser feita logo após a mamada do colostro, pois o bezerro recém-nascido fica com uma porção do umbigo não cicatrizada exposta, onde podem surgir bicheiras ou infecções. A maneira correta de tratar o umbigo é cortá-lo, dois a três dedos abaixo de sua inserção, não sendo necessário cortar, se ele tem um tamanho menor. A seguir, faz-se desinfecção da porção restante, com tintura de iodo ou com uma solução de álcool iodado a 70%.

A desinfecção deve ser repetida uma vez ao dia, durante os primeiros três dias de vida do animal, até que o umbigo esteja cicatrizado, livre de possíveis infecções ou do ataque de moscas. Na primeira semana, deve-se revisar os animais que tiveram umbigo tratado, verificando se a cicatrização se completou, e fazendo nova cura, caso seja necessário.

Análise do comportamento para detectar anormalidades

A partir da cura do umbigo, os bezerros devem ser observados pelo tratador todos os dias, quando se buscam sinais de anormalidades. Geralmente, as crias se mantém a maior parte do tempo junto a suas mães, brincam uns com os outros, e circulam em meio ao lote, com desenvoltura. Entretanto, se apresentam problemas de saúde, passam a se mostrar quietos, sem vivacidade, desanimados.

Animais com esse tipo de comportamento, diferente da maioria dos bezerros, devem ser observados com atenção, pois podem estar doentes, precisando de cuidados veterinários.

Descorna para prevenir que uns machuquem os outros

Por volta dos 45 dias de idade, quando os bezerros estão mais fortes e resistentes, é feita a eliminação dos chifres, conhecida como descorna ou mocheação. Isso é feito em animais puros ou mestiços, que apresentam chifres pontiagudos, como a maioria das raças europeias de corte.

Esse tipo de manejo é feito porque animais adultos com chifres costumam machucar uns aos outros, quando disputam espaço no cocho ou lutam pelo domínio em um lote, ou mesmo acidentalmente, em esbarrões eventuais. Esses ferimentos, muito frequentes costumam influenciar negativamente a performance produtiva dos bovídeos.

A descorna pode ser feita de duas maneiras: utilizando ferro quente, ou bastão de soda cáustica. Nos dois métodos, os bodoques, que são a primeira porção do chifre a aparecer, são queimados, resultando na mocheação. Logo depois, é aplicada no local da cauterização uma pomada repelente, ou um unguento, para evitar o aparecimento de bicheiras.

Uso de amas de leite para alimentar os bezerros órfãos

Para atender os bezerros órfãos, cujas mães morreram no parto ou por doença, podem ser usadas as amas de leite. São escolhidas, para isso, por meio de observação do rebanho, vacas muitos mansas, com boa produção leiteira, que aceitem aleitar outros bezerros que não sejam suas crias.

Outra alternativa que os veterinários aconselham é deixar sempre em uma garrafa Pet, devidamente esterilizada, uma reserva de colostro das matrizes mais produtivas. Por exemplo, dois tetos são utilizados para o bezerro mamar e o colostro para armazenamento é retirado dos outros dois tetos.

Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Cria de Bezerros de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Andressa caetano

25 de ago de 2020

Oi hoje nasceu bezerro na fazenda onde moro Ele nasceu miudinho E aparentemente bebeu água antes de nascer A mãe já deixou ele sozinho Não quero que ele morra Oque eu faço ?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago de 2020

Boa tarde!

Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

José Mário Gonçalves

20 de out de 2019

Gostaria de saber com quantos dias de vida pode deixar o bezerro no pasto com a vaca.E quantas horas diárias.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out de 2019

Olá, José Mário

Tudo bem?

 Sugerimos você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.

Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodecorte 

e confira os cursos que o CPT disponibiliza na área de Gado de Corte.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente

Erika Lopes

 

Vladimir Theodoro de Oliveira

30 de set de 2019

Bom dia, Meu bezerro têm 2 semanas de nascimento, e têm 4 dias que a mãe morreu, ele não quer pegar a mamadeira com o leite em pó, está comendo ração 22%, porém pouco, o que dar. Atenciosamente,

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2019

Olá Vladimir Theodoro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Pela idade do bezerro, a amamentação é fundamental. Você já tentou trocar o bico da mamadeira, para ver se ele aceita? Você deverá oferecer a mamadeira diversas vezes durante o dia.

Caso ele continue sem aceitar a mamdeira, o ideal é consultar um médico veterinário, para que ele possa indicar uma dieta que seja eficiente para o desenvolvimento do animal.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Marinaldo de Jesus Silva

4 de mai de 2019

Meu bizerro nasceu tem 5 dias mas não está levantando o que fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de mai de 2019

Olá Marinaldo de Jesus,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é que você solicite a visita de um médico veterinário, para que ele possa diagnosticar qual é o problema do bezerro.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Maria Gabriela vitro

6 de nov de 2018

Olá estou preocupada,Tem um bezerro com 12 dias não está mamando,Está magrinho ,fraco,o dono dele deu pra mim, oque eu faço me ajude tem alguma vitamina pra dar junto com leite?

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov de 2018

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Vocẽ deve consultar um veterinário, ele vai avaliar o animal e prescrever o melhor remédio.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

joão eliton prado

17 de fev de 2018

para receber mais comentarios a respeito da materia

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de fev de 2018

Olá João Eliton,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre o gado de corte.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

João Teixeira Júnior

3 de dez de 2016

gostei muito das orientações, só ficou uma duvida, que gostaria de saber, se quando o bezerro nasce e preciso tomar algum antibiotico ou ivomec por exemplo não sei bem e goastaria de saber se tem que aplicar ferro etc. grato. João

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de dez de 2016

Olá, João!

Agradecemos a visita e o comentário em nosso site. No oitavo mês de gestação as vacas devem ser vacinadas contra as principais doenças que podem acometer os bezerros recém-nascidos. A vacinação das vacas fará com que o colostro produzido por elas apresentem altos níveis de anticorpos, que serão absorvidos integralmente no intestino dos bezerros, durante as primeiras mamadas.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Diule

29 de set de 2016

Tenho um bezerro recém nascido e a vaca está rejeitando mamou uma vez, pode mamar uma vez por dia

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de set de 2016

Olá Diule,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A fase de aleitamento pode ser natural ou artificial. No aleitamento natural, o bezerro obtém o leite mamando diretamente no úbere da vaca. Este sistema deve ser adotado em propriedades cujo plantel é formado por rebanhos puros ou de alto grau de sangue das raças zebuínas, onde é comum as vacas "esconderem o leite" na ausência do bezerro, quando ordenhadas. Outras condições são a produtividade média diária de leite por vaca inferior a 8 kg e mão-de-obra ineficiente quanto à higiene necessária para se aleitar bezerros artificialmente.

O aleitamento artificial consiste em fornecer a dieta líquida em balde, mamadeira ou similar. Este sistema permite racionalizar o manejo dos animais, ordenhar com mais higiene e controlar a quantidade de leite ingerida pelo bezerro.

Em ambos os tipos de aleitamento, o importante é fornecer colostro o mais rápido possível, pois esta é a forma de garantir a sobrevivência do bezerro nas primeiras semanas após o nascimento, fornecendo os anticorpos. A maneira mais eficiente é fazer o bezerro mamar o colostro na vaca logo após o nascimento.

- Quando fornecido no balde, usar o colostro integral, permitindo a ingestão de 5 a 6 kg de colostro;

- Na fase de aleitamento, o alimento natural do bezerro é o leite integral que, por seu valor comercial, pode ser substituído pelo colostro excedente ou utilizar um sucedâneo comercial do leite, normalmente vendido na forma de pó;

- Fornecer 4 l/animal/dia qualquer que seja a dieta líquida utilizada, que deverá ser fornecida em duas refeições diárias durante a primeira semana de vida do animal. A partir daí, uma vez ao dia, de manhã ou à tarde, conforme mais conveniente para o produtor;

- Quantidade fornecida, regularidade no horário e na temperatura da dieta líquida são muito importantes para evitar distúrbios gastrointestinais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!