WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conduzindo a recria com sucesso

A fase da recria é importante para o animal e tem impacto direto no resultado da criação

Pecuarista

Nas palavras de Leonardo Fernandes, professor do Curso a Distância CPT – Recria de Bezerros de Corte, entre a cria e a engorda, a pecuária conta com uma fase denominada recria, em que o animal atinge o peso para iniciar a reprodução (fêmea), ou para iniciar o período de engorda (machos). É uma fase importante devido ao grande contingente de animais que nela se encontram.

Muitas das vezes, essa fase é um pouco negligenciada, por ser feita basicamente em pasto e com baixíssimo uso de tecnologias. Por consequência, os bovinos ficam dependente da disponibilidade de forragens, o que produz uma perda de peso em alguns períodos, como é o caso da seca, e há uma queda nos índices de produtividade.

Confira a seguir 5 estratégias que te ajudarão a ter sucesso nessa fase, tão importante para os pecuaristas:


- Cuidado com o pós-desmama

Após a desmama, é necessário voltar a atenção para os cuidados com os animais, dado que os primeiros dias seguintes a esse período refletem no resultado do desempenho dos animais. A separação entre bezerro e vaca é estressante para o animal, somada à necessidade de adaptação a um novo ambiente. Por consequência, o bezerro não ingere a quantidade necessária de forragem e perde peso.

- Pastagens

Por conta da pouca idade, os animais podem não extrair adequadamente os nutrientes do material fibroso, por vir de pastagem de baixo valor nutricional, mesmo estando em uma etapa do crescimento que exige uma quantidade maior de proteínas. A solução é disponibilizar aos animais pastos que possuam espécies forrageiras com excelentes índices nutricionais, menor lignificação e que apresentem maior proporção de folhas em relação a colmos.

- Suplementação

Na época da seca a pastagem apresenta baixos índices nutritivos, mesmo que haja boa disponibilidade de matéria seca e tenha-se executado a estratégia do diferimento. Através da suplementação de proteínas, que pode ser utilizada durante todo o ano, fornece ao animal o adicional de proteína e energia que eles precisam, bem como proporciona um melhor aproveitamento da forragem consumida, o que gera um aumento no desempenho. Porém, antes de suplementar, é imprescindível definir quais serão os objetivos desse processo, seja a manutenção do peso ou os ganhos adicionais, para reduzir o tempo de recria e otimizar índices zootécnicos.

- Cuidados com a saúde do animal

Por conta do estresse sofrido na etapa pós desmama, os animais ficam mais susceptíveis a alguns agentes, sendo fundamental criar um calendário sanitário para esses animais. É importante vacinar os animais preventivamente contra: clostridioses, brucelose e aftosa. Também deve-se realizar o controle de ecto e endoparasitas, para evitar problemas como a babesiose.

- Ganhos constantes

Nessa fase, quando a conversão alimentar é bastante positiva, deve-se produzir o máximo possível de arrobas. Quanto mais peso o animal ganha nesse período, menor é o custo final pela produção de cada arroba. No período da seca, quando normalmente ocorre o “efeito sanfona”, manter o animal ganhando peso é um dos pontos principais para atingir esse objetivo.


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Gado de Corte:

Recria de Bezerros de Corte
Cria de Bezerros de Corte
Engorda a Pasto

Fonte: Tortuga – dsm.com/products/tortuga/pt_BR/home.html
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!