WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como prevenir e controlar doenças em bovinos? Aprenda aqui!

CPT Apresenta: Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos: Raiva, Tuberculose, Brucelose, Leptospirose e Hantavirose

Como prevenir e controlar doenças em bovinos? Aprenda aqui!

Com este material você estudará sobre o histórico e as principais características dessas zoonoses, seus ciclos, espécies transmissoras de maior relevância epidemiológica, programas governamentais de controle e erradicação, vacinação, diagnóstico clínico e laboratorial, além de formas de combate e medidas preventivas, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos: Raiva, Tuberculose, Brucelose, Leptospirose e Hantavirose.


Quando se fala em prevenção e controle de doenças, é comum transferir a responsabilidade do trabalho para médicos veterinários, médicos sanitaristas, agentes de saúde, infectologistas, entre outros, atribuindo à população geral um papel passivo diante de tal questão. Contudo, todos podem fazer a sua parte para promover um ambiente sanitariamente mais seguro, seja ele urbano ou rural.


Aqueles que se dispõem a conhecer mais profundamente as particularidades de importantes doenças, informando-se sobre suas características, patogenia, sinais clínicos, transmissão e, sobretudo, prevenção, assumem um papel ativo na promoção da saúde coletiva, uma vez que, ao aprenderem a agir corretamente diante de casos suspeitos, consequentemente, atuam no combate à proliferação de infecções sérias, como as zoonoses, as quais geram muitos prejuízos econômicos nas propriedades rurais e levam centenas de homens e animais a óbito todos os anos.


A raiva é uma das zoonoses mais conhecidas mundialmente e, talvez, a mais temida devido aos terríveis sintomas que causa e à sua altíssima taxa de mortalidade.

A brucelose, por sua vez, é muito conhecida como uma doença que impacta diretamente a produtividade bovina, mas pouco se fala dela enquanto zoonose, de modo que é uma enfermidade subnotificada entre a população humana.

A tuberculose está entre as doenças infectocontagiosas que mais mata animais e humanos no Brasil.

Por fim, tanto a leptospirose quanto a hantavirose têm como vetores os roedores, mas enquanto a primeira já é uma doença bastante conhecida e descrita, a segunda é relativamente nova no nosso país, assustando a comunidade científica devido à sua alta taxa de mortalidade.


Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo e mergulhe no universo de conhecimento que transformará sua experiência de aprendizado.


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!