
A interação homem/animal é um aspecto do manejo que, cada vez mais, tem ganhado importância nos empreendimentos dedicados à produção bovina: o respeito pelo animal, afirma Prof. Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, do Curso CPT Manejo Racional de Gado.
O que se tem observado é que a influência do vaqueiro é muito grande no aumento ou na redução do estresse, que, por sua vez, pode provocar processos fisiológicos, que comprometem parcial ou totalmente a habilidade da vaca de produzir leite e de se reproduzir, diminuindo com isso a produtividade no sistema de produção, ou a capacidade de um animal ganhar todo o peso que teria potencial.
No caso da pecuária de leite se, por exemplo, o animal é conduzido com correrias e tratado com violência, pode ocorrer liberação da adrenalina no seu sangue, que tem ação direta na liberação do leite. Se isso acontece, há redução da produção e aumento das chances de infecção por mastite. Dessa forma, todo o pessoal envolvido no manejo deverá se habituar a tratar o plantel de vacas e outras categorias animais, com toda calma e tranquilidade, seguindo as rotinas estabelecidas com disciplina, procurando sempre propiciar um ambiente agradável para os animais.
Sem demandar custos significativos, pode-se conseguir mudanças na postura de quem trata o gado no dia a dia, através de treinamento. O fator humano é de grande importância na busca por maior eficiência. Só assim será possível trabalhar pequenos detalhes, que podem estar comprometendo a viabilidade econômica da atividade em uma propriedade.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Conforto térmico bovino, você sabe o que é e como estipular?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Casa Prática.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.