
Entrar no mercado da criação de codornas pode ser simples e vantajoso, dado que é uma atividade em expansão e com grandes possibilidades de lucro. Porém, o criador deve estar atento ao mercado e deve, antes de qualquer decisão, fazer uma pesquisa para avaliar como será feito o seu comércio. Também é preciso conhecer quem é o seu consumidor e o que ele espera.
A coturnicultura oferece várias alternativas de exploração, com diferentes níveis de complexidade, técnicas e uso de recursos financeiros. Apesar dessa flexibilidade, há alguns aspectos muito importantes para quem pensa em iniciar uma coturnicultura comercial, como as dificuldades quanto ao manejo, ao mercado e a viabilidade do empreendimento inicial.
A criação de aves de postura tem sido recomendada como a forma mais simplificada de entrar na atividade, pois dispensa a presença do macho e requer um número menor de instalações. As aves podem ser adquiridas com idade de 1 a 35 dias, observando-se que as codornas de 28 a 35 dias têm um custo de 3 a 4 vezes maior que o das codornas de um dia já sexadas, porém o índice de perdas é muito baixo.
Além disso, as codornas de idade mais avançada já passaram pelos períodos mais críticos e dispensam as instalações e os equipamentos da fase inicial. Apresentam, ainda, o benefício de entrarem em produção poucos dias após a sua aquisição, promovendo um retorno mais rápido de capital. Mas, fique atento! Codornas já em postura jamais devem ser adquiridas.
É grande a variedade de alternativas comerciais da coturnicultura: produzir as próprias aves para postura comercial; comercializar aves, desde 1 dia de idade, até a fase de pré-postura; comercializar ovos para consumo; comercializar matrizes, machos e fêmeas, ou ovos férteis para outros matrizeiros ou pequenos incubadores.
Em todas elas é possível comercializar aves abatidas, mas existe também a possibilidade de criar aves especializadas para o corte, geralmente de origem europeia.
Conheça os Cursos CPT da área de Avicultura.
Fonte: Canal Rural – canalrural.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria Selma Alves Duarte
29 de mai. de 2019Gostaria de mais informações

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de mai. de 2019Olá Maria Selma Alves Duarte,
Em breve uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclrecimentos em relação aos nossos cursos sobre a criação de codornas.
Atenciosamente,
Victor Sampaio