WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

De quais informações preciso para criar marrecos?

Os marrecos apresentam criação simples e fácil e podem ser criados até mesmo em locais menores

Marreco - imagem ilustrativa

Conhecidos por serem “primos” dos patos, dos gansos e dos cisnes, os marrecos são aves de grande interesse comercial. Esses animais podem ser facilmente criados e algumas espécies até apresentam criação simplificada, com crescimento acelerado e alta qualidade na carne obtida.

Dálcio de Andrade, professor do Curso CPT Criação de Marrecos, destaca que os marrecos são aves muito resistentes e não necessitam de muito luxo durante o crescimento e a engorda. O consumo de carne e de penas tem aumentado muito nos últimos anos, tornando sua criação uma boa complementação de renda para o produtor rural.

Logo, é importante conhecer alguns dos aspectos que envolvem essas aves aquáticas antes de iniciar a sua criação:

Os marrecos e os patos

Apesar da semelhança física com os patos, é totalmente possível diferenciar essas duas aves. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que os dois possuem origens diferentes: enquanto os patos são originários da América do Sul, os marrecos vêm do hemisfério norte. Além disso, sabe-se que os marrecos são aves de pequeno porte, com bico mais fino e comprido. Seu corpo apresenta formato cilíndrico e sua cauda é pequena.

Expectativa de vida

Os marrecos se destacam como uma ave importante para a criação com finalidade comercial devido a sua alta expectativa de vida: aproximadamente 20 anos. Estão maduros sexualmente quando atingem 2 anos e cada postura é capaz de render até 12 ovos.

A criação de marrecos

Nunca é demais informar que os marrecos apresentam criação simplificada. Além de não demandar um espaço grande, a estrutura e os cuidados também são práticos. Quando se deseja criar um grande número de marrecos, deve-se fornecer um pequeno lago ou tanque para as aves.

Um fato curioso sobre a criação de marrecos é que as fêmeas não possuem sentimento materno, isto é, não são apegadas aos filhotes e é comum ver criadores recorrendo a chocadeiras elétricas para os ovos de marreco.

Quanto à alimentação, afirma-se que a dieta dos animais é baseada ração, frutas, farelos, legumes e hortaliças. E esse é um ponto que não deve ser negligenciado quando o objetivo da criação dessas aves é comercial. Certifique-se de fornecer uma alimentação sempre balanceada para que eles consigam se desenvolver adequadamente.

Tipos de marrecos

Observa-se que há um bom número de raças de marrecos catalogadas, a exemplo das mais comuns:

- Marreco de pequim, uma das mais populares;
- Carolina, criada com finalidade de ornamentação;
- Mandarim, com visual colorido;
- Pompom, que possui, de fato, um “pompom” na parte de trás da cabeça;
- Cabeça preta, capaz de chegar a 43cm de comprimento.

Devo criar marrecos?

Como visto, dado que a criação de marrecos demanda cuidados simplificados, essa atividade tem grande potencial para ser lucrativa, mesmo que a carne não seja tão popular quanto a do pato. E sua criação não possui apenas a finalidade de produzir carne, como também o fornecimento de penas e ovos. Basta possuir conhecimento técnico para guiar corretamente esse ramo da avicultura.

É evidente que a lucratividade produzida por essas aves vai depender do empenho e do conhecimento do criador, especialmente aquele adquirido sobre todos os aspectos que envolvem o mercado. Algumas escolhas serão determinantes antes de iniciar a criação, a exemplo da escolha da melhor espécie.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Criação de Marrecos
Codornas – Recria e Reprodução
Criação de Pavões

Fonte: Agro 2.0 – agro20.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!