
Os perus comem, em média, desde o nascimento até o abate (28 semanas), 35 kg de ração e o período de engorda dura de 20 a 60 dias. Quando filhotes, período pós-nascimento, os perus devem ficar 24 horas sem comer. Passado esse tempo, a alimentação deve ser, preferencialmente, com ração balanceada composta por 26% de proteínas, até os 30 dias de idade. A partir de 1 mês de vida, o criador deverá fornecer a ração de crescimento, composta com 18 a 20% de proteína, mas, na falta desta, podem receber a de adultos. O “verde”, encontrado nas pastagens, não deve faltar nunca, além de os filhotes poderem receber, ainda, quirera de milho (canjiquinha de milho), ovos cozidos picados, verduras picadas, pão com leite e aveia.
Na pequena criação, o fornecimento de ração deve estar sempre à disposição. As aves comem, em média, 200 a 300 g por dia. Milho, outros grãos, raízes de mandioca mansa ou aipim, picados em fatias e cruas, de preferência um dia após serem arrancadas ou outros alimentos como batatas cozidas, farelo de trigo, cevada, aveia, leite desnatado, restos de comida, etc., também fazem parte do cardápio ministrado a essas aves. Uma dica para aqueles que desejam apressar o período de engorda é manter os perus presos em cercados ou galpões, submetendo-os a uma alimentação especial na qual reduz-se o fornecimento de verde em função de maior fornecimento de ração balanceada. Deve-se fornecer-lhes, ainda, pedriscos ou areia para maior aproveitamento dos alimentos e melhoria das suas condições de saúde, porque concorrem para melhor trituração e assimilação dos alimentos.
Dica:
Não permita que perus adultos sejam presos em gaiolas, porque podem aparecer inchações nas patas, prejudicando as aves. O melhor é ficarem sobre cama.
Abate
As idades para o abate são de 26 semanas para as fêmeas e de 28 semanas para os machos variando, naturalmente, de acordo com a raça dos perus. A prática do abate é feita cortando-se as artérias e veias do pescoço, por meio da introdução de uma faca de dois gumes pelo bico da ave, pela garganta. A depena, por sua vez, pode ser feita por meio de três métodos: utilizando-se água quente, cera ou a seco. Sugere-se que, após a depena, a carcaça seja resfriada, mantendo-se assim, melhor conservação.
Raças
Broad-Breasted-Bronze, Holandesa Branca e a USDA Beltville Branca, por suas qualidades, produção e valor de seus produtos, destacam-se entre as raças de perus mais comercializadas. Destaca-se a raças Broad-Breasted-Bronze, que atinge 16 kg para os machos e 9 kg para as fêmeas. Em seguida a Holandesa Branca com 15 kg para os machos e 8 kg para as fêmeas e, em terceira posição a USDA Beltville Branca, com 8 kg para os machos e 5 kg para as fêmeas.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira
Fonte/sites: Rural News; Apostilas Gratuitas.info; Criar e Plantar; Portal Agropecuário;
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ademilton
10 de out. de 2021Gostaria de tomar curso sobre avicultura

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de dez. de 2021Olá, Ademilton! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Em breve, umas de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre nossos cursos de Avicultura!
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

Elaine
13 de jul. de 2021Crio peru,mas quando eles têm mais ou menos 1 mês eles começam morrer. Gostaria de saber se os perus precisam sem vacinados.

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jul. de 2021Olá, Elaine
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Atenciosamente,
Erika

aristides de assunção dias filho
11 de dez. de 2019qual é a data dessa publicação pois to fazendo um tcc sobre essa área e essas informações me ajudaram muito...

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de dez. de 2019Olá,Aristides
Tudo bem?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O artigo Criação de perus - período de engorda, forma de abate e raças comerciais foi publicado em 09/12/2013
Atenciosamente,
Erika Lopes

antônio márcio chaves
21 de abr. de 2017muito boa as informações dos animais.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de abr. de 2017Olá Antônio,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos