WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de perus - período de engorda, forma de abate e raças comerciais

O período de engorda dos perus dura de 20 a 60 dias, dependendo do manejo e da raça escolhida. O abate, por sua vez, deve ser de 26 semanas para as fêmeas e de 28 semanas para os machos

Criação de perus - período de engorda, forma de abate e raças comerciais

 

Os perus comem, em média, desde o nascimento até o abate (28 semanas), 35 kg de ração e o período de engorda dura de 20 a 60 dias. Quando filhotes, período pós-nascimento, os perus devem ficar 24 horas sem comer. Passado esse tempo, a alimentação deve ser, preferencialmente, com ração balanceada composta por 26% de proteínas, até os 30 dias de idade. A partir de 1 mês de vida, o criador deverá fornecer a ração de crescimento, composta com 18 a 20% de proteína, mas, na falta desta, podem receber a de adultos. O “verde”, encontrado nas pastagens, não deve faltar nunca, além de os filhotes poderem receber, ainda, quirera de milho (canjiquinha de milho), ovos cozidos picados, verduras picadas, pão com leite e aveia.

Na pequena criação, o fornecimento de ração deve estar sempre à disposição. As aves comem, em média, 200 a 300 g por dia. Milho, outros grãos, raízes de mandioca mansa ou aipim, picados em fatias e cruas, de preferência um dia após serem arrancadas ou outros alimentos como batatas cozidas, farelo de trigo, cevada, aveia, leite desnatado, restos de comida, etc., também fazem parte do cardápio ministrado a essas aves. Uma dica para aqueles que desejam apressar o período de engorda é manter os perus presos em cercados ou galpões, submetendo-os a uma alimentação especial na qual reduz-se o fornecimento de verde em função de maior fornecimento de ração balanceada. Deve-se fornecer-lhes, ainda, pedriscos ou areia para maior aproveitamento dos alimentos e melhoria das suas condições de saúde, porque concorrem para melhor trituração e assimilação dos alimentos.

Dica:


Não permita que perus adultos sejam presos em gaiolas, porque podem aparecer inchações nas patas, prejudicando as aves. O melhor é ficarem sobre cama.

Abate

As idades para o abate são de 26 semanas para as fêmeas e de 28 semanas para os machos variando, naturalmente, de acordo com a raça dos perus. A prática do abate é feita cortando-se as artérias e veias do pescoço, por meio da introdução de uma faca de dois gumes pelo bico da ave, pela garganta. A depena, por sua vez, pode ser feita por meio de três métodos: utilizando-se água quente, cera ou a seco. Sugere-se que, após a depena, a carcaça seja resfriada, mantendo-se assim, melhor conservação.

Raças

Broad-Breasted-Bronze, Holandesa Branca e a USDA Beltville Branca, por suas qualidades, produção e valor de seus produtos, destacam-se entre as raças de perus mais comercializadas. Destaca-se a raças Broad-Breasted-Bronze, que atinge 16 kg para os machos e 9 kg para as fêmeas. Em seguida a Holandesa Branca com 15 kg para os machos e 8 kg para as fêmeas e, em terceira posição a USDA Beltville Branca, com 8 kg para os machos e 5 kg para as fêmeas.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura.

Por Silvana Teixeira

Fonte/sites: Rural News; Apostilas Gratuitas.info; Criar e Plantar; Portal Agropecuário;

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

antônio márcio chaves

21 de abr de 2017

muito boa as informações dos animais.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr de 2017

Olá Antônio,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!