WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como tratar de galinhas poedeiras?

Pretende entrar para a avicultura, mais precisamente na criação de galinhas poedeiras, e precisa aprender como alimentar suas aves? Saiba aqui!

Como tratar de galinhas poedeiras?   Artigos CPT

 

Se você pretende entrar para a avicultura, mais precisamente na criação de galinhas poedeiras, e precisa aprender como alimentar corretamente suas aves, saiba que você está no lugar certo. Aqui, alguns segredos que levarão você ao sucesso. Por isso, leia até o final. Vamos lá?

Pois bem. Segunda Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria, “a alimentação é a principal responsável pelo desenvolvimento e produção das aves, o que interfere diretamente na rentabilidade da criação”. Então, é bom saber que:


- As aves mais jovens devem receber alimento de melhor qualidade, uma vez que sua capacidade digestiva ainda está em formação.
- Sem nutrição adequada, a ave não atinge seu potencial genético.
- Aves que não recebem nutrição adequada nas primeiras fases não tem um desenvolvimento reprodutivo adequado e, por isso, não serão aves altamente produtivas.
- As recomendações nutricionais variam de acordo com a linhagem e o tipo de poedeiras.

Dieta balanceada e nutritiva para galinhas? Existe isso?


Sim, existe! Na criação comercial de galinhas poedeiras, o avicultor fornece às aves cerca de 110 gramas de ração por dia. Os componentes da ração dependem da fase de criação para um suprimento alimentar adequado às necessidades nutricionais das poedeiras. Além disso, a quantidade de ração deve considerar as fases de criação: inicial, recria e produção. O objetivo é garantir às aves uma dieta balanceada sem aumentar os custos do produtor.

O que saber sobre os programas alimentares e fases de criação de galinhas poedeiras?


Pois bem, vamos lá! Na fase de crescimento, o avicultor deve disponibilizar às galinhas poedeiras ração à vontade para que ganhem vigor e se preparem para a fase de postura. Já na fase de produção, deve-se controlar a ração fornecida às poedeiras para evitar que elas engordem muito. Vale lembrar que galinhas poedeiras excessivamente gordas têm sua vida produtiva reduzida. Daí a importância da moderação da dieta.

Em sua maioria, a ração das galinhas poedeiras é constituída de farelo de soja (fonte de aminoácidos, energia e proteína), milho (fonte de energia e proteína/grão rico em cálcio e fósforo), calcário (rico em cálcio), fosfato biocálcico (rico em cálcio e fósforo), além de óleos, vitaminas e minerais.

Normalmente, as aves poedeiras comerciais leves consomem de 90 a 110 g de ração por dia. De acordo com a fase em que ela se encontra, adiciona-se mais ou menos nutrientes na ração para atender às suas necessidades. Esse controle faz com que se mantenha a produção adequada, sem que haja aumento exagerado no ganho de peso.

A proporção é a seguinte:


Se uma galinha põe 60 ovos durante o ano, e uma outra põe 160 ovos, a segunda precisará de aproximadamente 4 kg e 100 g de alimento a mais que a primeira. Para manutenção de uma ave com 1 kg e 600 g de peso, é necessário 0,063 kg por dia, ou seja, 23,27 kg de alimento por ano.

Para calcular as necessidades para manutenção das aves de postura com outros pesos vivos, é só levar em conta que a quantidade de alimento é 0,73% do seu peso vivo. Para obter e manter uma elevada produção de ovos, é necessário manter o consumo de alimento em um nível alto.

Na fase de produção, as rações devem conter em média:


→15,5% de proteína bruta;
→2.850 kcal de energia metabolizável por Kg;
→0,32% de metionina;
→0,75% de lisina;
→0,35% de fósforo disponível;
→3,5% de cálcio.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!