WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comece a criar gansos!

Os gansos podem ser criados como animais de produção, ornamentação ou até como vigilantes de propriedades

Gansos

A criação de aves é uma das atividades mais importantes para o nosso país, produzindo mais de 12 milhões de toneladas de carne por ano. A criação de frangos e galinhas ainda é a maior parte da avicultura, mas outras aves também se destacam como importantes para esse ramo, como é o caso dos gansos.

Renato Bravo, professor do Curso CPT Como Tornar seu Sítio Lucrativo, destaca que a avicultura é uma excelente opção tanto para o grande, quanto para o pequeno produtor, pois o mercado sempre está aquecido e, como consequência, há retorno positivo para aqueles criadores que manejam sua criação corretamente.

Gansos podem ser criados, além da comercialização, para ornamentação e também para guardar propriedades, pois são animais extremamente atentos a tudo o que acontece ao seu redor. Além da carne, ovos, penas e plumas são opções para serem comercializadas.

Apesar de seu jeito desengonçado e seu som estridente, seus produtos são extremamente apreciados no mercado. Os ovos, se destacam em relação aos de galinha por serem altamente nutritivos, enquanto a carne, por sua vez, ainda não é muito popular, mas possui pouca gordura. Ambos são utilizados na alta gastronomia.

Como visto, sua criação pode ser muito rentável. Inicie sua criação de gansos prestando atenção nas informações a seguir:

Início

São várias as finalidades de criação, como visto. Porém, antes de iniciar, é preciso adquirir pelo menos um casal de gansos, certificando-se de adquirir animais de procedência.

Ambiente

Pequenos, grandes ou com diferentes climas, o ambiente para a criação de gansos pode ser variado, dado que a espécie não é muito exigente. A estrutura mínima para a criação deve conter uma área para abrigar as aves do sol e da chuva, além de ninhos para que possam botar seus ovos.

Cuidando dos animais

Os gansos se diferem da galinha por não terem o mesmo instinto materno. Os ovos não são chocados por gansas de raças puras, sendo necessário recorrer a galinhas, patas ou peruas para tal finalidade.

Gansos e a água

Aves com certa característica aquática, os gansos precisam de banho, que é feito por eles mesmos em lagos, ainda que sejam artificiais. Os filhotes, porém, só podem entrar na água após 40 dias de vida.

Alimentação

São animais herbívoros, então é preciso oferecer matéria vegetal a eles, como capim, folhas verdes, legumes e frutas. A ração comercial também pode ser oferecida, tomando o cuidado de oferecer a que seja adequada à fase de vida em que os gansos se encontram.

Reprodução

Após 8 meses, os gansos já conseguem se reproduzir. Costumam realizar duas posturas ao ano, botando de 20 a 30 ovos. Sua aptidão para a reprodução, porém, tem “prazo de validade”: vai até os 8 anos de idade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Como Tornar seu Sítio Lucrativo
Criação de Marrecos
Criação de Pavões

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Madalena de Oliveira Abreu

15 de abr. de 2022

Meu ganso só colocar os ovos mais não choca O que devo fazer

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai. de 2022

Olá, Maria! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site!

Uma sugestão é passar os ovos para uma outra ave, como perua, pata ou galinha, que esteja no período de choco, ou para uma chocadeira. Mas deixe um ovo no ninho para tentar induzir a mãe a chocar. Também suspenda o fornecimento de ração de postura e ofereça apenas milho, água fresca e hortaliças folhosas.

Abraços! 

Ingrid Filomeno. 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!