WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Comece a criar gansos!

Os gansos podem ser criados como animais de produção, ornamentação ou até como vigilantes de propriedades

Gansos

A criação de aves é uma das atividades mais importantes para o nosso país, produzindo mais de 12 milhões de toneladas de carne por ano. A criação de frangos e galinhas ainda é a maior parte da avicultura, mas outras aves também se destacam como importantes para esse ramo, como é o caso dos gansos.

Renato Bravo, professor do Curso CPT Como Tornar seu Sítio Lucrativo, destaca que a avicultura é uma excelente opção tanto para o grande, quanto para o pequeno produtor, pois o mercado sempre está aquecido e, como consequência, há retorno positivo para aqueles criadores que manejam sua criação corretamente.

Gansos podem ser criados, além da comercialização, para ornamentação e também para guardar propriedades, pois são animais extremamente atentos a tudo o que acontece ao seu redor. Além da carne, ovos, penas e plumas são opções para serem comercializadas.

Apesar de seu jeito desengonçado e seu som estridente, seus produtos são extremamente apreciados no mercado. Os ovos, se destacam em relação aos de galinha por serem altamente nutritivos, enquanto a carne, por sua vez, ainda não é muito popular, mas possui pouca gordura. Ambos são utilizados na alta gastronomia.

Como visto, sua criação pode ser muito rentável. Inicie sua criação de gansos prestando atenção nas informações a seguir:

Início

São várias as finalidades de criação, como visto. Porém, antes de iniciar, é preciso adquirir pelo menos um casal de gansos, certificando-se de adquirir animais de procedência.

Ambiente

Pequenos, grandes ou com diferentes climas, o ambiente para a criação de gansos pode ser variado, dado que a espécie não é muito exigente. A estrutura mínima para a criação deve conter uma área para abrigar as aves do sol e da chuva, além de ninhos para que possam botar seus ovos.

Cuidando dos animais

Os gansos se diferem da galinha por não terem o mesmo instinto materno. Os ovos não são chocados por gansas de raças puras, sendo necessário recorrer a galinhas, patas ou peruas para tal finalidade.

Gansos e a água

Aves com certa característica aquática, os gansos precisam de banho, que é feito por eles mesmos em lagos, ainda que sejam artificiais. Os filhotes, porém, só podem entrar na água após 40 dias de vida.

Alimentação

São animais herbívoros, então é preciso oferecer matéria vegetal a eles, como capim, folhas verdes, legumes e frutas. A ração comercial também pode ser oferecida, tomando o cuidado de oferecer a que seja adequada à fase de vida em que os gansos se encontram.

Reprodução

Após 8 meses, os gansos já conseguem se reproduzir. Costumam realizar duas posturas ao ano, botando de 20 a 30 ovos. Sua aptidão para a reprodução, porém, tem “prazo de validade”: vai até os 8 anos de idade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Como Tornar seu Sítio Lucrativo
Criação de Marrecos
Criação de Pavões

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!