WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Codornas - iniciando a criação

Adquirir aves da mais alta qualidade, plenamente saudáveis e com grande potencial genético, é de fundamental importância para se obter pleno sucesso do empreendimento

codornas

É preciso aves de alta qualidade, saudáveis e com grande potencial genético, para o sucesso do empreendimento

As codornas domésticas, aves procuradas tanto pelo sabor saboroso de sua carne quanto pelo alto valor nutritivo de seus ovos, tiveram sua origem a partir de  diversos cruzamentos entre as codornas selvagens, realizados por japoneses e chineses.

No Brasil, elas chegaram pelas mãos do italiano Oscar Molena, em 1959, mas foi em 1971 que houve um grande impulso na criação e no consumo de ovos com o sucesso da música “ovo de codorna”, cantada por Luiz Gonzaga.

No entanto, existem várias espécies de codornas nativas selvagens que não devem ser confundidas com as domésticas. Em primeiro lugar, pertencem a outra família, a dos Tinamídeos, e não podem ser criadas em cativeiro sem prévia autorização do IBAMA.

Calcula-se que a produção de ovos de codorna em 1992 tenha sido algo próximo a 34 milhões de dúzias, o que significa quase 3% da produção da avicultura industrial no mesmo período. No enanto, é de fundamental importância para o empreendimento que o criador busque adquirir aves da mais alta qualidade, plenamente saudáveis e com grande potencial genético, a fim de obter pleno sucesso em seu empreendimento.

codornas

Fazer ampla pesquisa de mercado e conversar com outros produtores do ramo é fundamental

“Sem que este requisito seja plenamente atendido, todos os demais esforços no sentido de obter uma boa produção poderão redundar em desperdício de recursos financeiros. Outro fator de importância  para o negócio é que o criador, antes de iniciar a criação, faça uma ampla pesquisa de mercado, assegurando os futuros compradores de seus produtos e que converse fartamente com outros criadores já estabelecidos na região, vislumbrando os principais problemas da atividade.”, afirma o professor Maurílio E.P. Lima, do curso Codornas - Iniciando a Criação, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

As codornas, de um modo geral, podem atingir até 25 centímetros de comprimento e possuem uma carne muito saborosa. Quando abatida, chegam a 200 gramas de peso com a carcaça já totalmente limpa. A postura, entretanto, inicia-se apenas com 22 semanas de idade.

Suas principais características são:

· Rápido desenvolvimento e curto intervalo entre gerações;
· Dimorfismo sexual (diferenciação do sexo pela aparência ) ocorre aos 15 dias de idade;
· Maturidade sexual precoce: 42 dias para a fêmea e 48 dias para o macho;
· As fêmeas são, em média, 10% mais pesadas que os machos, possuem o abdomem mais amplo e o peito mais largo e claro, com manchas pretas (carijó). Emitem pequenos pios, mas não cantam;
· Os machos têm pigmentação mais avermelhada, bico e cabeça mais escuros e não possuem pintas no peito. Cantam bastante quando atingem a maturidade sexual;
· Alta taxa de postura: 90 % no pico de produção, próximo a nona semana de vida;
· Ovos grandes em relação ao peso corporal. O ovo de codorna corresponde a 8% do seu peso vivo, contra 3% da galinha e 1% da perua;
· Peso médio entre 115 gramas (45 dias) e 180 gramas (350/400 dias);
· O rendimento de carcaça para codornas pode chegar a 72% do peso vivo.

O produtor, depois de iniciado o processo de produção, deverá buscar comercializar o seu produto para bares, restaurantes, bufês, supermercados, hotéis, feiras livres e até de porta em porta.

Por ser muito sensível à variações de temperatura e umidade elevada no ambiente, será necessário uma instalação própria com equipamentos que garantam as condições ideais de ambiência, fatores estes que irão reduzir drasticamente a mortalidade na fase inicial.

codornas

Codornas de um dia além de exigirem muitos cuidados podem ser sexadas ou não

Codornas de um dia
Aquisição de codornas de um dia exige muitos cuidados. As codornas de um dia podem ser sexadas ou não. No segundo caso, o custo de aquisição por ave é menor, mas para quem não tem interesse em criar aos machos para abate, não é uma alternativa vantajosa, pois deve-se aguardar, no mínimo, 15 dias para descobrir os machos e eliminá-los ou criá-los até 45 dias para venda de carcaças, sendo preferível já adquirir somente as fêmeas.

Recria
Recriar a codorna para vender a outros produtores é uma alternativa que muitas vezes se torna mais rentável que a produção de ovos. É atividade que exige muita responsabilidade e experiência, pois a garantia de clientela fixa é justamente o bom desempenho dos lotes recriados.

Matrizes
Para se tornar um matrizeiro faz-se necessário uma experiência de anos no mercado. As matrizes não devem ser utilizadas por mais de um ano e meio, sendo necessária a sua renovação, o que nem sempre é viável economicamente. O matrizeiro que oferecer ao mercado um produto de alta qualidade, com garantias de origem e que tenha também condições de oferecer o transporte adequado para os compradores de quantidades significativas de pintinhos de um dia, estará dando um verdadeiro passo no sentido de profissionalizar o mercado de matrizes.

Carne
A carne de codorna é um produto nobre e destinado a um consumidor de poder aquisitivo mais elevado, sobretudo nas cidades de médio e grande porte. Para expandir este mercado, há a necessidade de popularizar o seu consumo como petisco em bares e restaurantes mais populares.

codornas

O ovo de codorna corresponde a 8% do seu peso vivo, contra 3% da galinha e 1% da perua

Preferencialmente o local de implantação deve atender aos seguintes requisitos:
· Suficientemente afastado de centros urbanos e outras explorações avícolas;
· Terreno com facilidade de acesso para vistorias e escoamento da produção;
· Característica do terreno: local seco e de fácil drenagem;
· Possibilidade de instalação elétrica;
· Água em abundância e de boa qualidade;
· Local bem arejado mas sem ocorrência de ventos muito fortes;
· Permitir a construção de galpões no sentido leste-oeste.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lourival soares

1 de nov. de 2021

Como fazer o urso ser a licença..

sergio

7 de jan. de 2013

Quero fazer o curso, mandem informações para matricula.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jan. de 2013

Olá, Sérgio!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Codornas - Iniciando a Criação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Alexsandro rocha

27 de dez. de 2012

Eu gosto muito de criar codornas e galinhas. É muito legal.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?