WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Codornas doentes: como lidar?

Apesar de serem aves mais resistentes, as codornas ficam suscetíveis a doenças quando são estressadas

Codornas - imagem ilustrativa

É possível observar que a criação de codornas está se firmando como uma atividade promissora no Brasil. Isso se deve, em partes, ao fato de que há pouco mais de 20 anos, o aumento no consumo de ovos de codorna no país promoveu grande incentivo ao crescimento da coturnicultura brasileira. Hoje, este alimento tornou-se popular e, além dos ovos, a carne também passou a ser apreciada comercialmente.

Joji Ariki, um dos professores do Curso CPT Codornas – Iniciando a Criação, destaca que para ter sucesso com a criação de codornas, é necessário ter alguns cuidados, como dimensionamento do galpão, taxa de ocupação, diferenças de idade entre as aves alojadas em um mesmo galpão, escolha do melhor modelo de gaiolas e com a saúde desses animais.

Diferentemente das galinhas, as codornas são animais mais resistentes às doenças. Entretanto, isso não significa que os criadores podem deixar de lado o cuidado com a saúde dessas aves, uma vez que elas podem sofrer com o ataque de algumas doenças, o que significa diminuição na produtividade.

O que fazer com as codornas doentes?

Obviamente, a melhor coisa a se fazer é prevenir os diversos tipos de doenças que podem acometer as codornas. Contudo, quando já estão doentes, é necessário que se empregue o tratamento adequado para preservar a produção dos ovos e manter a qualidade da carne. Muitas doenças podem ser infecciosas e, por conta disso, devem ser manejadas corretamente para evitar que todo o plantel adoeça. Deve-se:

- Manter codornas de diferentes idades no plantel;
- Verificar sempre a temperatura e a umidade do local de criação;
- Manter as codornas separadas de outros tipos de aves;
- Limpar regularmente todas as celas, salas, calhas e valas;
- Alimentá-las sempre com alimentos de qualidade;
- Fornecer água limpa e potável; e
- Evitar o estresse: aves estressadas ficam mais suscetíveis a doenças.

Algumas características devem ser observadas para que se identifique as doenças logo no começo e para que sejam tratadas o mais rápido possível. Além do comportamento, que muda quando as aves estão doentes, a pele e a condição das penas são aspectos a serem observados para tal finalidade.

Tipos de doenças

Doenças infecciosas

As doenças causadas por vírus e bactérias são as mais temidas na criação de animais, dado que são as que mais podem causar prejuízos, devido à facilidade de transmissão no plantel. No caso das codornas, a purolose e a bouba – ou pipoca –, são as doenças mais comuns.

Doenças parasitárias

Assim como as infecciosas, também podem ser transmitidas de para o plantel, porém de forma mais branda que a anterior. Como o próprio nome sugere, são as doenças causadas por parasitas, como a mallfagoz e a singamoz.

Doenças orgânicas

As doenças orgânicas possuem gravidade bem menor do que as infecciosas e as parasitárias, pois são aquelas que surgem devido a alterações no próprio organismo das aves, isto é, são doenças “individuais”. Possuem causas físicas, químicas ou mecânicas e podem ocorrer ao mesmo tempo em várias codornas quando, por exemplo, houver erro comum na alimentação delas.

Codornas doentes, o que fazer?

A prevenção é a melhor forma de garantir a produtividade da criação, porque codornas doentes só dão prejuízos. Além de não se reproduzirem, apresentam queda ou parada na produção e exigem mais alimentação para que consigam atingir o peso ideal e para que se desenvolvam assim como as aves sadias. Isso, além de aumentar o custo da produção, também provoca alterações no manejo das aves e produz prejuízo financeiro aos coturnicultores.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Codornas – Iniciando a Criação
Codornas – Recria e Reprodução
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Fontes: Mentorbizlist.com – por.mentorbizlist.com
Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!