
Você, avicultor ou interessado na área, sabia que a avicultura de corte é composta por inúmeros manejos, que requerem a aquisição de muitos insumos diferentes e equipamentos diversos, além das eventuais benfeitorias necessárias para que as instalações estejam sempre adequadas à prática da atividade?
Sabia, também, que o preço pago por concentrados, animais de um dia, energia elétrica, combustível, entre muitos outros gastos, bem como a forma como esses recursos são utilizados, afeta diretamente na lucratividade da granja?
Se a sua resposta for não para as duas perguntas, então você precisa aprender sobre como gerenciar uma granja de frangos. E, acredite, esse assunto é muito sério para o seu sucesso nessa atividade, explica Marcelo Carvalho de Souza, professor do Curso CPT Gestão Econômica e Financeira na Avicultura de Corte. sabe por quê? Vamos lá!
1- Ao não administrar a propriedade como uma empresa, e da forma correta, o produtor deixa
de obter lucros significativos, que compensariam, e muito, os altos valores investidos.
No contexto das granjas de corte, por exemplo, em média, costuma-se empatar R$ 36 por cabeça para se produzir um frango em um lote, o que, multiplicando pelo alto número de animais de uma granja avícola, é um altíssimo valor.
2- A gestão econômica de toda empresa se sustenta sobre três pilares: preço de venda, volume de produção e custo de produção. Veja abaixo:
- O preço de venda é definido pelo mercado, portanto o frango deverá ser vendido de acordo com o preço médio vigente.
- O custo de produção e o volume de produção podem ser influenciados pelo produtor por meio de ferramentas de gestão que auxiliarão a baixar os gastos com os manejos sem causar a queda na qualidade do produto final e a produzir mais em tempo mais hábil.
Portanto, dos três pilares, dois podem ser controlados pelo produtor. E é exatamente sobre esses dois pontos que a gestão empresarial rural atua.
Mas, afinal, como isso funciona? Simples:
Uma das ferramentas fundamentais que possibilita o planejamento da gestão é a escrituração econômica, que consiste na anotação e armazenamento de dados financeiros e zootécnicos relevantes para a administração da granja e análise assertiva da realidade do negócio.
Ela permite mensurar o custo de produção, calcular os indicadores econômicos, gerar parâmetros para tomadas de decisão e planejar ações estratégicas para o melhor futuro da propriedade.
Os dados anotados e armazenados têm que ser fidedignos, uma vez que informações equivocadas resultarão em análises equivocadas, e consequentemente em ações equivocadas, o que leva a perda de tempo e de dinheiro.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.