
Quando o produtor optar pela aquisição das mudas, o plantio das mesmas poderá ser feito assim que chegarem à propriedade, desde que a área esteja devidamente preparada para recebê-las. Porém, quando a opção for pela compra de plântulas pré-germinadas para produzir as mudas na fazenda, o produtor deverá reservar uma área do terreno para ser, exclusivamente, ocupada pelo viveiro, que é o local onde as mudas permanecerão se desenvolvendo até atingirem o ponto ideal de serem arrancadas e transplantadas no campo.
“O viveiro é o local onde as mudas são cultivadas até atingirem o tamanho ideal para o plantio. É também o local onde as elas permanecerão por mais tempo, num período que varia de 5 a 10 meses, dependendo das condições ambientais”, explica Luíz Ângelo Mirizola Filho, professor do Curso CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para a Produção de Biodiesel.. Em épocas mais quentes e com maior intensidade de chuvas, o desenvolvimento é mais rápido Após esse período de desenvolvimento, no viveiro a céu aberto, as mudas estarão aptas para o plantio no campo.
Onde instalar o viveiro na fazenda?
O viveiro deve ser instalado em terrenos planos, nivelados, com boa drenagem e de fácil acesso. As mudas são conduzidas a céu aberto, até o momento em que estejam em condições de serem plantadas, o que ocorre em um período que varia de 5 a 10 meses. Na escolha do local para a instalação do viveiro, dê preferência a terrenos nivelados, bem drenados e de fácil acesso à água para irrigação. Também deve ser servido de boas estradas para circulação dos veículos de transporte de mudas e insumos. Aqueles locais onde se observa a presença de cupins de solo devem ser evitados, pois esses insetos poderão atacar as sementes e prejudicar a germinação ou, até mesmo, o desenvolvimento das mudas.
Se, algum tempo após a instalação do viveiro, for observado o aparecimento desses insetos na área ou nas proximidades do mesmo, estes deverão ser eliminados, utilizando-se os cupinicidas, que são produtos químicos tóxicos, destinados a promover o controle de cupins. O cupinicida a ser utilizado deverá ser especificado por um técnico da área, como, por exemplo, um engenheiro agrônomo.
No viveiro, as mudas de macaúba são acomodadas em sacola perfurada de polietileno não-reciclado. Essa sacola deve ter dimensões de 35 x 17 cm, com um volume interno aproximado de 8 L. Isso quer dizer que com um metro cúbico de substrato será possível encher aproximadamente 125 sacolas para plantio. O substrato utilizado para a produção de mudas de macaúba é constituído por areia, subsolo (também chamado de terriço) e esterco de curral curtido, ou outra fonte de matéria orgânica que esteja disponível.
As proporções de componentes mais indicadas variam conforme a composição do substrato, em relação ao subsolo utilizado, se argiloso ou não. As possíveis proporções são as seguintes:
- Duas partes de areia, para uma parte de subsolo argiloso para uma parte de esterco de curral curtido.
- Uma parte de areia, para uma parte de subsolo de textura média, para uma parte de esterco de curral.
O substrato deve receber, ainda, adubo, à base de 2 kg de superfosfato simples por metro cúbico. Esse adubo tem grande importância para o desenvolvimento das mudas, já que o subsolo e a areia são pobres em nutrientes. Ele deverá ser misturado aos três componentes do substrato durante a sua preparação. Assim que as mudas terminam sua fase de manejo no pré-viveiro, estando prontas para a segunda etapa de produção, agora a céu a aberto, é feito o seu transplante para o viveiro. Isso é feito da seguinte maneira:
1) O substrato é colocado nas sacolas.
2) As sacolas são posicionadas nas leiras do viveiro.
3) As mudas nos tubetes são levadas do pré-viveiro para o viveiro.
4) É feita a transferência.
Assim que o substrato é colocado nas sacolas, elas são posicionadas na área interna do viveiro. As sacolas com o substrato e as mudas devem ser distribuídas no viveiro em fileiras duplas, com espaçamento de 40 cm entre cada planta e 60 cm entre ruas. Seguindo esse espaçamento, um hectare de viveiro terá capacidade para comportar aproximadamente 50.000 mudas. Também tem sido recomendada a distribuição das mudas em fileiras duplas com espaçamento de 40 cm X 40 cm, separadas por ruas de 60 cm de largura.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Coco macaúba: como escolher as melhores sementes?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.