WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Para produzir cachaça de qualidade, cabeça, coração e cauda!

Durante a produção de cachaça, a operação dos alambiques deve passar por etapas. Assim, na destilação, no alambique, em sistema descontínuo, obtêm-se três produtos: cabeça, coração e cauda

Para produzir cachaça de qualidade, cabeça, coração e cauda!   Artigos Cursos CPT

 

Durante a produção de cachaça, a operação dos alambiques deve passar por etapas a começar pela fervura do álcool (etanol) que é a 78,3oC. Assim, na destilação, no alambique, em sistema descontínuo, obtêm-se três produtos relativamente distintos: cabeça, coração e cauda, afirma José Benício Paes Chaves, professor do Curso a Distância CPT, em Livro+DVD e Curso Online, Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade.

1- Cabeça


A cabeça é constituída pelos primeiros produtos destilados e caracteriza-se pelo alto teor de componentes de menor ponto de ebulição do que o álcool. Para se obter uma aguardente de qualidade, essa primeira fração (cerca de 10% do volume total de destilado) deve ser separada.

2- Coração


Os produtos de coração são os que contêm a menor quantidade de substâncias voláteis, como ácidos, álcoois superiores, furfural e outros, constituindo, dessa forma, a melhor fração (aguardente) do destilado. Essa fração é cerca de 80% do volume total destilado.

3- Cauda


Por último, estão os produtos da cauda, constituídos de " água fraca", em que a quantidade de álcool é pequena em relação à quantidade de água. Nessa fração, que corresponde a cerca de 10% do volume destilado, encontram-se pouco álcool (etanol), muita água e substâncias cujo ponto de ebulição é maior do que o do álcool (etanol) e o da água, conhecidos, comumente, como óleo de fúsel. Acredita-se que este conjunto de substâncias que formam o óleo de fúsel seja responsável pela "ressaca" e dor de cabeça que se sente algumas horas após ingerir uma aguardente de baixa qualidade.

A separação dessas frações é relativamente simples. Primeiro, deve-se conhecer quanto de aguardente vai ser produzido por alambicagem. Para isso, é necessário conhecer o teor de açúcar ou grau Brix do caldo que foi fermentado. Um caldo com 20o Brix fornece 18 litros de aguardente; um caldo de cana com 19o Brix fornece 17 litros de aguardente por 100 litros de vinho destilado. Observa-se, portanto, que o rendimento, em litros de aguardente por 100 litros de vinho destilado, é igual ao Brix do caldo (doce) menos dois. Se a graduação em álcool for menor que 54o GL ou 20,47o Cartier, o rendimento será um pouco maior.

Essa é uma regra geral, porém, pode-se conseguir rendimentos maiores. Caso o rendimento esteja abaixo do indicado por essa regra geral, pode-se concluir que está ocorrendo perdas. Assim, se na panela do alambique couber 500 litros de vinho, obtido de um caldo de cana com 16o Brix, o rendimento esperado de destilado será de 70 litros a 54o GL, uma vez que 16 - 2 = 14 (em cada 100 litros de vinho, obtêm-se 14 litros de destilado) e nos 500 litros de vinho, obtêm-se 70 litros de destilado, ou seja: 500 x 14/100 = 70

Retirando-se 10% da cabeça (7 litros), sobram 63 litros. Retirando-se mais 10% de cauda (7 litros), sobram 56 litros de aguardente fina ou de coração. Para se obter a aguardente de coração, separam-se, inicialmente, os sete primeiros litros destilados (cabeça). Destilam-se 56 litros (coração), armazenando-os em recipiente próprio, para o envelhecimento. Destilam-se, ainda, mais sete litros (cauda) ou mais, caso seja necessário, para chegar ao grau de corte.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Vai produzir cachaça? Escolha o melhor tipo de dorna!
- Destilação da cachaça: do caldo de cana à aguardente

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!