WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Biocombustíveis

Dicas essenciais para plantar macaúba

A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma oleaginosa tropical, que pode ser cultivada em todo o território nacional. Altamente produtiva e versátil, a macaúba, quando processada industrialmente, produz uma série de produtos, dentre eles, azeite, carvão vegetal e biocombustível. Inclusive, ela é uma das matérias-primas com maior viabilidade para produzir biodiesel.

Vai plantar coco macaúba? Providencie um viveiro!

Quando o produtor optar pela aquisição das mudas, o plantio das mesmas poderá ser feito assim que chegarem à propriedade, desde que a área esteja devidamente preparada para recebê-las. Porém, quando a opção for pela compra de plântulas pré-germinadas para produzir as mudas na fazenda, o produtor deverá reservar uma área do terreno para ser, exclusivamente, ocupada pelo viveiro, que...

A macaubeira produz coco por mais de 90 anos, você sabia?

A maior parte da macaúba explorada para coleta de frutos no Brasil hoje está em áreas naturais ou plantas presentes em pastagens. O plantio dessa palmeira só começou a ser feito em anos recentes. É importante destacar que a macaúba é plantada uma só vez, sendo planta perene ela pode produzir por um longo período. “Estima-se que a produção possa se estender por mais de 90 anos”,

Coco macaúba: como escolher as melhores sementes?

Por se tratar de uma planta ainda em estado selvagem, em que as técnicas de melhoramento genético ainda não foram aplicadas, a obtenção de sementes para quem quer produzir mudas é, geralmente, feita por coleta na natureza. “As sementes são extraídas diretamente dos frutos da macaúba, depois da remoção da casca e da polpa e de suas fibras”,

Vai plantar macaúba? Conheça as condições mínimas para o cultivo

Boas técnicas de cultivo garantem as condições de estabelecimento paras mudas de macaúba, seu desenvolvimento e a produção de cocos, mesmo em terrenos em que não se observa sua ocorrência natural. É importante destacar que o estudo citado (Motta, 2002) se refere à ocorrência natural das plantas. Para o cultivo, ou seja, plantio com uso de práticas culturais, esses parâmetros serão...

Como aumentar sua produção de soja

Um fator determinante para aumentar a produção de soja refere-se às condições climáticas da região, mais especificamente a faixa de temperatura ideal para o plantio de soja. A soja se desenvolve melhor em temperatura de aproximadamente 25°C. Entretanto, regiões com faixa de temperatura entre 20°C a 30°C também são propícias à cultura.

Benefícios das sementes de girassol para a saúde

Originário da América do Sul, o girassol (Helianthus annuus) produz sementes nutritivas e com propriedades medicinais, que trazem inúmeros benefícios à saúde humana. Elas podem ser consumidas de várias formas, crocantes em saladas ou puras, ou ainda em risotos, pães e biscoitos. Elas contêm vitaminas, minerais e ácidos graxos indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

6 razões para usar os óleos essenciais

Óleos essenciais são compostos voláteis, extraídos das plantas por processos de destilação, compressão de cascas e nozes, assim como extração por solventes. São considerados a ‘alma’ de uma planta, bem como apresentam os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais.

Quais óleos vegetais são realmente benéficos à saúde?

Alguns tipos de óleo vegetal são benéficos à saúde contanto que não sejam aquecidos. O azeite de oliva extravirgem, por exemplo, deve ser consumido em temperatura ambiente. Já o óleo de abacate é perfeito para pratos quentes, pois não altera sua composição química. Quando utilizados da forma correta, esses óleos vegetais podem proporcionar reais benefícios ao organismo humano.

2 terríveis pragas do algodão que podem ser exterminadas

Há muito tempo, o bicudo do algodoeiro infesta plantações de algodão em várias regiões do Brasil. Outra terrível praga das lavouras de algodão brasileiras é o microscópico ácaro. Estas são apenas algumas das mais de 1300 espécies de pragas agrícolas, que destroem cultivos e são o pior pesadelo dos produtores de algodão.

Fique por dentro das novidades!