WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tudo o que você precisa saber sobre cultivo de macaúba

O cultivo de macaúba pode ser realizado tanto a nível do mar como a 800 metros de altitude

Tudo o que você precisa saber sobre cultivo de macaúba

A macaúba (Acrocomia aculeata), também conhecida como bacaiúba, bocaiúva, imbocaiá, macaíba, mocujá e umbocaiúva, é uma palmeira típica de solos arenosos e calcários encontrados em Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo. O arilo, ou seja, a cobertura carnuda que envolve as sementes da macaúba, é usado em sucos. Já a amêndoa presente no interior do caroço de macaúba é consumida como castanha.

Características


A macaúba é uma palmeira capaz de alcançar 15 metros de altura. Embora pareça com o jerivá (Syagrus romanzoffiana), seu caule apresenta espinhos pretos com até 8,5 cm de comprimento. Já as suas folhas também espinhosas têm até 235 cm de comprimento, constituídas de folíolos e distribuídas em grupos de 2 ou 3. Quanto às suas centenas flores (até 425), elas se desenvolvem em cachos.

Clima e solo


A macaúba se desenvolve melhor em regiões mais quentes, mas também tolera temperaturas até 6°C. Além disso, ela é resistente a encharcamentos e estiagens. O solo ideal para o crescimento dessa palmeira pode ser arenoso ou argiloso, contanto que apresente boa drenagem. O cultivo de macaúba pode ser realizado tanto a nível do mar como a 800 metros de altitude.

Sementes


As sementes de macaúba se localizam dentro do coco, cuja abertura só é possível com o auxílio de uma ferramenta conhecida como morsa. Quando sem casca, as sementes germinam em 60 a 120 dias, contanto que sejam dispostas em substrato arenoso, com boa carga de matéria orgânica. O crescimento das mudas de macaúba é lento (apenas 30 cm com 2 anos de idade).

Plantio


O plantio de macaúba ocorre tanto a pleno sol como em áreas sombreadas, como em bosques com árvores grandes e bom espaçamento entre elas. Por falar nisso, o espaçamento recomendado para plantar macaúba deve ser de 5 x 5 metros. No plantio, devem ser adicionados 1kg de calcário e 1 kg de cinzas por cova.

Tratos culturais


Para a macaúba crescer viçosa, devem ser realizados tratos culturais essenciais, como capinas ou coroamento periódicos, pois a palmeira fenece quando sufocada pelo mato. Como suas folhas apresentam espinhos e podem cair, quando velhas, seu cultivo não deve ser realizado próximo a casas nem onde circulam pessoas.

A adubação da macaúba ocorre a partir do terceiro ano e é feita com 6 litros de composto orgânico curtido, 100 gramas de calcário, 50 gramas de NPK (nas proporções 10-10-10), com o dobro da quantia até o terceiro ano. Quanto à irrigação da macaúba, ela deve ser realizada a cada quinze dias nos primeiros 3 meses. Assim que passar esse período, ela deve ser realizada apenas em casos de estiagem de 2 meses (ou mais).

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel

Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel

Cultivo e Processamento de Mamona

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!