WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estufa para alimentos orgânicos? Controle a temperatura e a umidade

A temperatura do ar tem importância diretamente no desenvolvimento da cultura e a umidade tem influência na polinização, frutificação e na incidência de doenças

Estufa para alimentos orgânicos? Controle a temperatura e a umidade   Artigos Cursos CPT

 

Os principais fatores responsáveis pelo sucesso do manejo da estufa para a produção de alimentos orgânicos são a temperatura e a umidade relativa do ar. “A temperatura do ar tem importância diretamente no desenvolvimento da cultura e a umidade tem influência na polinização, frutificação e na incidência de doenças”, afirma Luiz Geraldo de Carvalho Santos, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa.

No Brasil, o controle da temperatura é difícil, já que as estufas utilizadas não são climatizadas. O que se faz é abrir as cortinas laterais, quando a umidade dentro da estufa é alta, e fechar, quando a umidade fora da estufa aumenta muito.


O que fazer em períodos de seca
Na falta de umidade, deve-se fechar a cortina do lado do vento e aumentar a frequência de irrigação ou colocar tambores com água; quanto maior for a área de evaporação, maior será a umidade.

- Janelas ou abertura na parte superior da estufa
É importante a presença de janelas ou abertura na parte superior da estufa, para que o ar quente, que tem a tendência de subir, não se acumule na parte superior (efeito chaminé), e também para facilitar a eliminação do excesso de umidade.

- Sistema de aquecimento e nebulização
Qualquer sistema que melhore as condições de controle de temperatura e umidade deve ser levado em consideração, para que as plantas possam ser mantidas dentro de uma faixa ótima de temperatura e umidade.

- Filmes térmicos
Apesar da maioria dos filmes plásticos serem tratados contra radiação UV, eles permitem um aquecimento muito grande da estufa durante o dia e perda de calor durante a noite. Filmes térmicos, infelizmente, não estão disponíveis comercialmente no país.

- Termômetros
Para um bom monitoramento da temperatura e umidade do ar, deve-se utilizar um conjunto de termômetros. O termômetro de máxima e mínima, para temperatura, e um termohigrômetro, para medir a umidade relativa do ar (UR %).

O que fazer em períodos frios


Em dias frios, deve-se evitar a irrigação, ou então, parcelá-la em volumes menores para evitar a baixa de temperatura e favorecer o congelamento da planta. Durante as geadas, deve-se evitar a abertura das cortinas. Nos períodos de frio intenso e prolongado, abrir as cortinas laterais apenas no período das 11 às 13 horas para renovação do ar. Nesses casos, deve-se providenciar sistemas de aquecedores para o interior da estufa. Para as regiões de inverno mais rigoroso, a climatização total da estufa, com controle de frio e calor, deve ser levada seriamente em consideração.

O que fazer em quentes


De forma geral, durante o verão, deve-se evitar o plantio de culturas de porte alto e irrigadas por gotejamento, principalmente em regiões de clima quente. Além disso, deve-se evitar totalmente o uso de plástico preto para cobertura de canteiro, porque ele aquece em demasia o solo. O plantio de culturas de canteiro irrigadas por aspersão é a melhor opção técnica para o verão (para estufas não climatizadas), embora em certos casos possa haver melhores opções de preço, para culturas estaqueadas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Pragas na estufa de orgânicos? Inseticida natural nelas!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!