WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

6 vantagens da agricultura familiar

A agricultura familiar é praticada por grupos familiares de agricultores em pequenas propriedades rurais

6 vantagens da agricultura familiar

A agricultura familiar é praticada por grupos familiares de agricultores em pequenas propriedades rurais. Presente em praticamente 85% das propriedades rurais do Brasil, a agricultura familiar apresenta múltiplas vantagens. Não é mera coincidência que 70% dos alimentos consumidos no país vêm da agricultura familiar, dentre eles, temos os produtos orgânicos e agroecológicos.

1. Fomenta políticas públicas


Embora sejam pequenos agricultores, eles contribuem significativamente com o desenvolvimento econômico do país. Por esse motivo, o governo lhes oferece inúmeros benefícios, que podem partir das esferas municipal, estadual ou federal. Com isso, os beneficiários têm crédito para custear safras e fazer investimentos, seguros para produção, além de incentivos para comercializar produtos agrícolas.

2. Gera empregos e renda


A agricultura familiar garante o desenvolvimento econômico das regiões afastadas dos centros urbanos. Ela garante a renda de inúmeras famílias rurais e gera empregos, o que contribui com a redução do êxodo rural. Como utiliza mais mão-de-obra que máquinas agrícolas, a agricultura familiar também reduz o desemprego, ao contrário da agricultura em larga escala, que utiliza essencialmente maquinário e tecnologia.

3. Preserva a tradição cultural


A agricultura familiar preserva a tradição cultural por produzir alimentos típicos da região – ao contrário das demais práticas agrícolas, que primam por alimentos padronizados. Além disso, a agricultura familiar preserva hábitos alimentares regionais, ou seja, a forma como os alimentos são selecionados e consumidos. Sem falar no modo de utilização dos alimentos disponíveis e suas formas de produção, armazenamento e distribuição.

4. Segue práticas sustentáveis


Outra grande vantagem da agricultura familiar é o respeito ao meio ambiente, principalmente pelo baixo impacto ambiental. Como a produção ocorre em pequena escala, torna-se possível implantar sistemas produtivos mais eficientes com uso de energia renovável por exemplo. “Sem falar na prática da agroecologia e da agricultura natural, ambas formas sustentáveis de produção”, ressalta Newton S. Miyasaka, professor do Curso CPT Agricultura Natural.

5. Garante alimentos diversificados


A agricultura natural garante alimentos diversificados e com diferencial competitivo, mesmo com a produção em pequena escala. Sem falar que a oferta de produtos ocorre, regularmente, ao longo do ano. Sejam produtos originados da fruticultura sejam produtos originados da horticultura. Todos são oferecidos aos consumidores, independentemente da época do ano, sem perderem a qualidade.

6. Produz alimentos de qualidade


Os agricultores familiares se fundamentam na sustentabilidade da produção. Alguns deles usam o mínimo de agroquímicos, outros seguem o sistema orgânico de produção. Com isso, os alimentos são mais saudáveis e com alto valor nutricional quando comparados aos produzidos em grande escala. Na verdade, a agricultura familiar produz alimentos de qualidade e com grande diferencial competitivo.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Agricultura Natural

Como Tornar sua Fazenda Orgânica

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Fontes: Rapatra e Toda Matéria

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!