WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Agricultura Orgânica

Quais são os princípios da agricultura natural?

Segundo  explica o professor Kunio Nagai, do Curso CPT Agricultura Natural, o princípio básico da agricultura natural é revelar a força inerente do solo. Em contraste, a agricultura convencional ignora essa força e recorre à incorporação de produtos químicos, o que impede a manifestação natural da produtividade do solo. Historicamente, as abordagens contrárias ao método...

Você sabe o que é a agricultura natural? E quais seus benefícios?

A agricultura natural é tecnicamente definida como um sistema agrícola que se baseia no uso de tecnologias alternativas para otimizar os recursos naturais locais, incluindo a ecologia e os recursos hídricos. Isso implica maximizar o aproveitamento das condições edafoclimáticas, que englobam os solos, os organismos vivos e a energia solar.

Qual é o papel da matéria orgânica na fertilidade do solo?

Os organismos que vivem no solo, principalmente os microrganismos, realizam a decomposição da matéria orgânica, tornando disponíveis os elementos químicos (nutrientes) presentes nos tecidos desse material. Os principais nutrientes fornecidos são nitrogênio, fósforo, enxofre e micronutrientes. A matéria orgânica contém, em média, 95% do nitrogênio encontrado no solo, de 15% a 80% do...

Qual a importância da matéria orgânica para o solo?

A importância da matéria orgânica, dada o papel que desempenha no aumento da produtividade do solo, é reconhecida tanto na prática como nos estudos laboratoriais. O problema é que atualmente não é generalizada a prática de incorporação de matéria orgânica ao solo, apesar de sua importância.

Adubos orgânicos: quais as origens, recomendações e cuidados?

Existem diversos tipos de adubos orgânicos, de origem animal, vegetal e agroindustrial, recomendados para utilização no cultivo orgânico de hortaliças, e, de maneira geral, deve-se atentar para a origem e a qualidade dos mesmos, explica o Jacimar Luis de Souza, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção.

Como é o processo de conversão orgânica na agricultura?

O processo de conversão pode ser complexo, exigindo mudanças nas práticas de campo, na gestão da unidade de produção agrícola no dia a dia, no planejamento, marketing e na filosofia.

Como converter a produção convencional em uma produção orgânica?

A prática da agroecologia é um processo que implica adotar um estilo de vida, ou seja, transformar-se enquanto se transforma. Esse processo passa por várias dimensões ou etapas importantes. Uma delas refere-se à conversão ou período de transição, que é o intervalo de tempo variável necessário para que a propriedade migre do modelo convencional para o sistema agroecológico ou...

Problemas atuais que a agricultura enfrenta

“Não há dúvida de que os setores de agricultura e pecuária são importantes instrumentos da descentralização econômica e do crescimento regional. Acreditamos, também, que a boa performance agrícola poderá trazer um novo impulso industrial e será a alavanca para uma nova expansão mundial”. É o que diz o especialista e professor do Curso CPT de Agricultura Natural, Kunio Nagai.

O uso do plástico na agricultura orgânica

Desde que não seja incorporado ao solo, deixado apodrecer ao relento ou queimado, o plástico pode ser utilizado na agricultura de diferentes jeitos.

Problemas da agricultura moderna

A agricultura moderna com insumos industrializados, apesar de aumentar a produção agropecuária, não faz bem à saúde. Hoje, observa-se em todo o mundo uma preocupação inquietante com a vulnerabilidade do sistema de produção agrícola baseado no uso irracional de insumos modernos.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?