WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Agricultura Orgânica

Extrato de composto: o que é, para que serve e como preparar

Segundo o Prof. Dr. Jacimar Luis de Souza, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame, “Considerando a riqueza em nutrientes e organismos presentes no composto orgânico, preparados líquidos a partir desse material apresentam a capacidade de melhorar o desenvolvimento de plantas, especialmente quando ocorre a necessidade de reposição de nutrientes durante o ciclo da...

7 benefícios do alho para a saúde

O alho é um alimento utilizado na culinária mundial. Além disso, ele apresenta propriedades medicinais, que proporcionam inúmeros benefícios à saúde humana. Os nutrientes contidos no alho, como as Vitaminas do Complexo B e a Vitamina C, além dos minerais cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, manganês, potássio e selênio, previnem doenças e fortalecem o organismo.

Como é feito o controle de pragas na horta orgânica

Em uma horta orgânica, o controle de pragas não pode ser realizado com defensivos químicos ou agrotóxicos, pois isso desqualifica os produtos como essencialmente orgânicos. Entretanto, alguns insetos tornam a vida do pequeno produtor orgânico um pesadelo. Felizmente, existem meios de afastar essas pragas das hortaliças com algumas práticas simples, que não usam agroquímicos.

Como plantar gengibre

O gengibre é uma planta herbácea de rizoma perene e parte aérea anual. "Os rizomas são ramificados, carnosos, geralmente de cor amarela, sendo encontradas variedades de cor branca e azul. São utilizados na alimentação, na indústria de bebidas e como produto medicinal", explica Carlos Alberto Simões do Carmo, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame.

Recomendações para plantar acelga da forma correta

A acelga (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça da mesma família da beterraba, mas apresenta folhas mais largas, que variam do verde-claro ao verde-escuro. Seu talo possui nervuras grossas com as cores branca, amarela, vermelha ou rosa. Entretanto, no Brasil, a variedade de acelga mais consumida é a que apresenta talo branco.

Importantes adubos orgânicos e seus benefícios

Os adubos orgânicos não apresentam elementos químicos nem aditivos sintéticos. Eles são de origem vegetal ou animal e, portanto, considerados naturais. Existem adubos orgânicos simples e mistos. Os primeiros apresentam uma única origem, como esterco de curral. Já os segundos apresentam várias origens, como os compostos orgânicos.

Como o Trichoderma realiza o controle biológico nas culturas

Embora também seja um fungo, o Trichoderma apresenta mecanismos de ação, que ajudam no controle biológico de fungos patogênicos, além de vírus e bactérias. Ele age por parasitismo, quando se alimenta do fungo até debilitá-lo ou exterminá-lo, ou por antibiose, quando produz substâncias inibidoras do desenvolvimento do fungo nas culturas.

Como usar o biofertilizante líquido

O biofertilizante líquido pode ser utilizado de várias maneiras, sendo que o método mais eficiente é a aplicação de pulverizações foliares, as quais promovem um efeito mais rápido. Nas pulverizações, o biofertilizante líquido deverá cobrir totalmente todas as folhas e ramos das plantas, chegando ao ponto de escorrimento, para maior contato do produto com a planta (alto volume).

Benefícios da turfa líquida para a lavoura

A turfa é composta por material vegetal em decomposição, constituída de musgo e junco, normalmente encontrados em áreas encharcadas. Com ela, é possível fazer um fertilizante orgânico líquido, conhecido como turfa líquida fúlvica, que fortalece a imunidade das plantas e aumenta a sua resistência a doenças, e turfa húmica, que maximiza a produtividade da lavoura.

Consuma qualidade, consuma alimentos orgânicos

Há algumas décadas, quando se falava de alimentos do futuro, imaginavam-se aqueles alimentos processados, industrializados e até em forma de cápsulas, conforme se alimentam os astronautas ou se divulgam nos filmes de ficção científica. Entretanto, o que não se imaginava é que a maior preocupação da sociedade nos dias de hoje fosse a qualidade dos alimentos “in natura”.

Fique por dentro das novidades!