WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Agricultura Orgânica

O consumo de alimentos orgânicos está aumentando, diz pesquisa

Clevane Valle, professor do Curso CPT Como Tornar Sua Fazenda Orgânica, destaca que a agricultura orgânica tem incomodado os agricultores “tradicionais”, por produzir alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional, respeitando o meio ambiente e o homem, seja ele trabalhador rural, produtor ou consumidor.

Dicas para cultivar pimentão orgânico

No Brasil, o pimentão mais consumido é o cônico, com coloração verde-escura. No entanto, há outras variedades, como o vermelho, o amarelo, o marfim, o laranja e o roxo, nos formatos quadrado, alongado ou curto. Cultivada na agricultura orgânica ou tradicional, essa hortaliça é consumida em todo o país, em saladas, sopas, caldos, refogados e frituras.

Quais são os ingredientes para a compostagem?

A compostagem é o processo de decomposição aeróbica de biomassa (restos animais, vegetais e industriais) através de determinados microrganismos. “Os ingredientes principais para o preparo de um composto são: material orgânico, microrganismos, oxigênio e umidade”, afirma Kunio Nagai, professor do Curso a Distância CPT agricultura natural, em Livro+DVD e Curso Online.

Agricultura natural: o que é e em que se baseia?

Tecnicamente, a agricultura natural é definida como um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas. Essas alternativas procuram tirar o máximo proveito da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais. “Em outras palavras, a agricultura natural procura tirar o melhor proveito das ações edafo-climáticas, envolvendo os solos,...

Três receitas bem quentinhas para esse inverno

Há menos de uma semana do inverno, nosso corpo começa a pedir comidas mais quentinhas, para compensar o frio dos dias e noites. Pratos clássicos como sopas e caldos começam a serem servidos em restaurantes e feitos em casa com mais frequência. Então nada melhor do que algumas receitas para atiçar nosso paladar e esquentar nosso corpo na época mais fria do ano.

Modelo ideal de estufa para a agricultura orgânica

O uso de estufas no cultivo orgânico de hortaliças é justificado quando o consumidor demanda por determinado produto na entressafra e as condições climáticas são limitantes para o cultivo a campo aberto. Assim, a estufa é uma ferramenta que permite ao produtor complementar o calendário de produção, tornando constante a oferta de um produto e tendo como resultado uma melhor...

A construção de estufas facilita muito o cultivo de vários tipos de hortaliças

Estufas são estruturas montadas para criar um ambiente de calor, principalmente, durante os períodos de inverno. Nelas podem ser cultivadas hortaliças, legumes e frutos. As plantas precisam de determinadas temperaturas para se desenvolverem bem. O frio pode ser prejudicial, assim como o calor excessivo.

Agricultor, incorpore matéria orgânica ao solo para fortalecê-lo!

Há diversas maneiras de incorporação de matéria orgânica ao solo, seja através de adubos orgânicos, cobertura morta e, ou adubos verdes. “São considerados adubos orgânicos, de maneira geral, os diversos tipos de compostos, tortas e resíduos animais, urbanos e industriais”, afirma Kunio Nagai, professor do Curso a Distância CPT Agricultura Natural, em Livro+DVD e Curso Online.

Quer aumentar em 5 vezes sua produtividade de feijão?

O húmus e a matéria orgânica (biomassa) são maus condutores de calor e isso vem contribuir para impedir a elevação demasiada da temperatura do solo, produzida pela radiação solar. Estudo realizado por Miyasaka et al. (2003) veio demonstrar que, em solo normal, a 5 cm de profundidade, a oscilação da temperatura diária pode chegar a 30°C, em determinado período, enquanto em parcelas...

Aprenda a fazer: adubo orgânico com esterco de galinha

Para qualquer produtor rural, a redução de custos é ideal para maximizar os lucros da propriedade. Quando há redução atrelada à otimização de recursos caseiros, isso se torna ainda mais vantajoso. Um exemplo é a reutilização de esterco de galinha para a produção de adubo orgânico, que pode ser usado em hortas e plantações.

Fique por dentro das novidades!