WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agricultura natural: o que é e em que se baseia?

A agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, procurando tirar o máximo proveito da natureza

Agricultura natural: o que é e em que se baseia?   Artigos Cursos CPT

 

Tecnicamente, a agricultura natural é definida como um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas. Essas alternativas procuram tirar o máximo proveito da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais.

“Em outras palavras, a agricultura natural procura tirar o melhor proveito das ações edafo-climáticas, envolvendo os solos, os seres vivos, a energia solar, os recursos hídricos etc.”, afirma Kunio Nagai, professor do Curso a Distância CPT agricultura natural, em Livro+DVD e Curso Online.

As técnicas de cultivo da agricultura natural fundamentam-se no método natural de formação do solo, porém, esse método conta com a interferência humana, em obediência às leis da natureza. Em outros tempos, a agricultura nômade tirava proveito da fertilidade natural da terra virgem para a produção agrícola e, quando esta se esgotava, era abandonada, passando-se a ocupar novas áreas. A terra degradada, por sua vez, era deixada em abandono para que a natureza se incumbisse de refazer o solo naturalmente.

Na agricultura natural, a par desse processo, o homem interfere diretamente, contando, para tanto, com a força da natureza e com todos os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo da evolução humana, para rapidamente restabelecer o solo produtivo. Assim, preconiza-se na agricultura natural a adoção de um sistema de exploração agrícola que venha a acelerar o processo de reversão do solo desgastado à terra virgem original. Essa recuperação do solo é processada durante a fase de exploração agrícola, a fim de que o trabalho de reversão não seja antieconômico.

A agricultura natural, dentro desse preceito, enfatiza, em suas recomendações, o uso intensivo de compostos, cobertura morta, adubos verdes e outros recursos naturais, microrganismos do solo, assim como o controle biológico de pragas, controle biomecânico de ervas daninhas, dentre outras técnicas. Essas recomendações proporcionam a ideia de que a agricultura natural é um sistema que lança mão de técnicas obsoletas, arcaicas e pouco científicas. Mas, na verdade, pode-se dizer que a agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que recorre aos conhecimentos mais avançados da ciência, em todas as áreas.

O sistema de agricultura natural caracteriza-se pela habilidade de selecionar os conhecimentos científicos, à luz da filosofia estabelecida pelo Mestre Mokiti Okada. Na prática, é um sistema que recorre ao princípio de reciclagem dos recursos naturais e enriquecimento do solo com matéria orgânica e microrganismos, considerando que este é o único caminho que pode tornar a exploração agrícola duradoura , racional e sustentável.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quais são os ingredientes para a compostagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!