
Tecnicamente, a agricultura natural é definida como um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas. Essas alternativas procuram tirar o máximo proveito da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais.
“Em outras palavras, a agricultura natural procura tirar o melhor proveito das ações edafo-climáticas, envolvendo os solos, os seres vivos, a energia solar, os recursos hídricos etc.”, afirma Kunio Nagai, professor do Curso a Distância CPT agricultura natural, em Livro+DVD e Curso Online.
As técnicas de cultivo da agricultura natural fundamentam-se no método natural de formação do solo, porém, esse método conta com a interferência humana, em obediência às leis da natureza. Em outros tempos, a agricultura nômade tirava proveito da fertilidade natural da terra virgem para a produção agrícola e, quando esta se esgotava, era abandonada, passando-se a ocupar novas áreas. A terra degradada, por sua vez, era deixada em abandono para que a natureza se incumbisse de refazer o solo naturalmente.
Na agricultura natural, a par desse processo, o homem interfere diretamente, contando, para tanto, com a força da natureza e com todos os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo da evolução humana, para rapidamente restabelecer o solo produtivo. Assim, preconiza-se na agricultura natural a adoção de um sistema de exploração agrícola que venha a acelerar o processo de reversão do solo desgastado à terra virgem original. Essa recuperação do solo é processada durante a fase de exploração agrícola, a fim de que o trabalho de reversão não seja antieconômico.
A agricultura natural, dentro desse preceito, enfatiza, em suas recomendações, o uso intensivo de compostos, cobertura morta, adubos verdes e outros recursos naturais, microrganismos do solo, assim como o controle biológico de pragas, controle biomecânico de ervas daninhas, dentre outras técnicas. Essas recomendações proporcionam a ideia de que a agricultura natural é um sistema que lança mão de técnicas obsoletas, arcaicas e pouco científicas. Mas, na verdade, pode-se dizer que a agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que recorre aos conhecimentos mais avançados da ciência, em todas as áreas.
O sistema de agricultura natural caracteriza-se pela habilidade de selecionar os conhecimentos científicos, à luz da filosofia estabelecida pelo Mestre Mokiti Okada. Na prática, é um sistema que recorre ao princípio de reciclagem dos recursos naturais e enriquecimento do solo com matéria orgânica e microrganismos, considerando que este é o único caminho que pode tornar a exploração agrícola duradoura , racional e sustentável.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quais são os ingredientes para a compostagem?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.