WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Como cultivar brócolis orgânico

O brócolis é uma herbácea cultivada tanto de forma orgânica como tradicional. Entretanto, são necessários alguns cuidados durante os tratos culturais, transplantio, irrigação, colheita, entre outros, para que a produtividade da cultura aumente

Como cultivar brócolis orgânico

 

O brócolis, brócolo, brócoli ou couve brócoli (Brassica oleracea) é originário da Europa. É uma planta herbácea perene, cultivada desde a época dos romanos. Atualmente, seu cultivo disseminou-se pelo mundo, contanto que seja em temperaturas entre 10 e 23 ºC. O seu maior produtor é a China, além de ser também um dos seus maiores consumidores, principalmente, em pratos como yakissoba.

Como sua vida pós-colheita é curta, o brócolis deve ser consumido, preferencialmente, o mais rápido possível, caso contrário, inúmeras alterações poderão ocorrer na planta, como no sabor, no aroma e na cor.

Além disso, poderão ser eliminados inúmeros minerais da herbácea, essenciais para a saúde humana, como o cálcio, o magnésio, o sódio, e vitaminas, como a Vitamina C e a Vitamina B3.

Clima ideal

“O brócolis tem pleno desenvolvimento em climas amenos, com temperaturas entre 7°C e 22°C. No entanto, já existem cultivares que se adaptam bem ao plantio em condições de verão, como a cultivar Ramoso Piracicaba”, afirma o professor Jacimar Luís de Souza, do Curso Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Propagação

A propagação do brócolis ocorre por meio de sementes, dispostas em sementeiras, até formarem as primeiras mudas. Finalmente, estas deverão ser transplantadas para o solo para receberem os devidos tratos culturais.

Tratos culturais após semeadura

Assim que as sementes são dispostas nas sementeiras, estas deverão ser cobertas com uma fina camada de terra e, por cima, com palha seca, bastante fibrosa, que proporcionará o controle da  umidade, além de evitar o surgimento de crostas na superfície do solo. Isso aumentará a germinação das sementes do brócolis, gerando mudas vigorosas e sadias.

Na sementeira, as plantas invasoras devem ser eliminadas manualmente para não competirem com as mudas de brócolis.

Transplantio das mudas

As mudas de brócolis devem ser transplantadas para o campo assim que alcançarem de 10 a 15 cm de altura, o que leva cerca de trinta a quarenta dias. Para facilitar o processo de transplantio, deve-se umedecer o solo, antes da extração das mudas, transplantando-as imediatamente. Isso deve ser feito no final da tarde, quando a temperatura estiver amena.

Todo o processo deve ser manual, devido à fragilidade das mudas, e para que elas se desenvolvam melhor.

Irrigação das mudas

A cultura de brócolis é bastante exigente em água, portanto, o solo deve estar sempre úmido. Sendo assim, a irrigação deve ser diária, assim que as mudas começarem a “pegar”. Posteriormente, a irrigação poderá ser feita 3 vezes por semana, por meio de aspersão.

Colheita do brócolis

A colheita de brócolis ocorre após 60 a 70 dias do transplante. Esta deverá ser feita quando as hastes, os botões e as cabeças apresentarem cor verde intensa, com os botões florais bem fechados, sem as pétalas amarelas das flores.

Produtividade da cultura

A produtividade da cultura do brócolis, em média, por hectare, poderá ser de 50.000 maços, no inverno, e de 36.000 maços no verão.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!