WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agrotóxicos? Tá por fora!

As áreas cultivadas organicamente já representam uma parcela visível na agricultura de diversos países

As áreas cultivadas organicamente já representam uma parcela visível na área agrícola total de diversos países.

A produção de alimentos orgânicos, sem resíduos de contaminantes químicos danosos à saúde, tem sido uma exigência cada vez maior por parte da sociedade em todo o mundo na busca de uma melhor qualidade de vida. Isto só é viabilizado empregando um modelo de produção agrícola que proteja o meio ambiente, a saúde do produtor e a do consumidor de alimentos.

Reflexo disso, as estatísticas têm revelado dados impressionantes quanto ao mercado mundial de alimentos orgânicos, que avança a uma taxa de crescimento anual, meteórica, de 10 a 30%, movimentando aproximadamente 12 bilhões de dólares. As áreas cultivadas organicamente já representam uma parcela visível na agricultura de diversos países.

Entretanto, no Brasil, o movimento anual estimado no mercado interno é de 1 milhão de dólares, principalmente com Hortigranjeiros frescos, Laticínios, Conservas e Cereais. Para o mercado externo, estima-se um movimento de 3,5 milhões de dólares, especialmente com Café, Cacau, Soja, Frutas secas, Açúcar e Caju. Isto totaliza um movimento global de 4,5 milhões de dólares por ano.

Como parte desse processo, a produção orgânica de hortaliças apresenta-se como uma das maiores preocupações, pois se destaca dos demais setores agrícolas por dois fatores principais. O primeiro, refere-se à grande quantidade de insumos químicos, principalmente agrotóxicos, utilizados no processo produtivo atualmente empregado pela grande maioria dos produtores, o que tem levado à comprovação de sérios problemas de degradação ambiental e de comprometimento da saúde destes trabalhadores. Em segundo lugar, por serem produtos de consumo "in natura" e muito perecíveis após a colheita, muitos deles são ingeridos poucas horas ou poucos dias após colhidos, carregando em sua composição resíduos de agrotóxicos altamente perigosos e comprometedores da saúde de quem consome.

A busca pela saúde e qualidade de vida fizeram dos produtos orgânicos os mais procurados e valorizados pelo mercado.

Há alguns anos, havia diversos questionamentos quanto à viabilidade e à competitividade da Agricultura Orgânica, frente a Agricultura Convencional. Entretanto, hoje a realidade mudou completamente por causa dos muitos projetos produtivos e a diversos trabalhos realizados por ONG’s. O programa de pesquisa em Agricultura Orgânica da EMCAPER (Empresa Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), que vem se desenvolvendo há 10 anos, juntamente com outros projetos em curso no país, tem sido auxiliares importantes para diminuir a defasagem tecnológica imposta ao setor nas últimas décadas.

Atualmente, diversos pré-conceitos sobre Agricultura Orgânica tornaram-se mitológicos. Como exemplos, citamos: "a Agricultura Orgânica é uma atividade de alto risco"; "é uma atividade cara"; "consome muita mão-de-obra"; "a produtividade é baixa"; "os produtos orgânicos apresentam padrão comercial inferior, inadequado às exigências dos consumidores".

Nesse cenário, muito precisa ser feito para divulgar as técnicas e implementar a Agricultura Orgânica brasileira. Por isso, o CPT - Centro de Produções Técnicas dispõe o cursos na área orgânica. Entre eles estão: Cultivo Orgânico de Hortaliças, Como Tornar sua Fazenda Orgânica e Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino.

Nestes materiais, serão apresentadas as bases do sistema orgânico de produção, as práticas de manejo, as normas técnicas e as principais tecnologias disponíveis no país, permitindo confirmar a superação dos pré-conceitos citados anteriormente e, ainda, contribuir de forma marcante para o desenvolvimento deste setor. Este é o desejo de toda sociedade para a melhoria da qualidade de vida no terceiro milênio.

Engº Agronomo Jacimar Luis de Souza
Pesquisador da EMCAPER-ES,
especialista em Agricultura Orgânica.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?