WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Planejamento financeiro da propriedade rural: como fazer?

Assim como é necessário saber o que fazer para um bom planejamento financeiro, deve-se estar atento ao que o empreendedor rural não deve fazer para atrapalhar suas finanças

Administração rural - imagem ilustrativa

Fabiano Alvim, professor do Curso CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, alerta, dizendo que boa parte dos produtores rurais tomam suas decisões condicionados a sua experiência, à tradição e à disponibilidade de recursos e mão de obra, o que dificulta a identificação dos pontos negativos de seu processo produtivo.

O planejamento financeiro é essencial para a saúde de qualquer negócio rural, dado que é a partir dele que os gestores conseguem controlar totalmente suas finanças, prever situações, eliminar erros, potencializar acertos e tomar decisões baseadas em fatos e dados, não em “achismos”.

O que é o planejamento financeiro?

De uma forma bem resumida, o planejamento financeiro é um conjunto de informações que engloba todas as despesas e receitas do negócio rural, bem como metas que são traçadas a partir da análise de todos os dados que esses números proporcionam. Ele permite que empreendedor rural entenda melhor seus resultados, tenha clareza em suas movimentações financeiras, defina objetivos que podem ser atingíveis e observe todo o orçamento de forma dinâmica e eficaz.

Etapas do planejamento financeiro

A depender da propriedade rural para a qual o planejamento financeiro é elaborado, ele pode sofrer algumas alterações, mas, no geral, um planejamento eficiente contém essas etapas:

- Definição dos objetivos;
- Elaboração da estratégia;
- Execução de ações para atingir os objetivos;
- Uso de recursos para alcançar os objetivos;
- Previsão de possíveis dificuldades;
- Prazos.

Como realizar um bom controle das finanças do meu negócio rural?

- Receitas e despesas

Em primeiro lugar, cabe ao produtor rural registrar todas as suas receitas e despesas, anotando até os mínimos detalhes. As receitas são tudo aquilo que o produtor recebe/negocia e as despesas, tudo o que ele gasta para a manutenção do seu negócio.

- Fluxo de caixa

Outro conceito importante relacionado às finanças, o fluxo de caixa controla as entradas e saídas. Basicamente, ele é o resultado de várias somas e subtrações, de entradas e saídas, respectivamente, que culminam no saldo final, que pode ser referente a um dia, mês ou ano.

- Investimentos e financiamentos

Quando o produtor rural adquire, por exemplo, um equipamento para utilizar em sua propriedade, esse custo é definido como um investimento, que pode servir para apenas um ciclo produtivo ou pode ser permanente, quando dura vários. Já os financiamentos são os recursos conseguidos através de terceiros, como é o caso de empréstimos, que são realizados para atender a demandas da produção.

- Dados e decisões

A partir da reunião de todos os dados, o produtor consegue tomar decisões mais acertadas, como mencionado. E, entende-se como “tomada de decisão” todo o processo que envolve a identificação de um problema, a definição da forma de elaborar, analisar e escolher as alternativas e a verificação de sua eficácia. Qualquer decisão só pode ser tomada a partir dos dados, o que garantirá ao produtor rural mais segurança.

Principais erros do planejamento financeiro

A partir da observação de tudo o que foi dito anteriormente, é importante, também, que o empreendedor rural saiba o que não fazer em seu planejamento financeiro, para evitar que ele se transforme em algo negativo para o seu negócio. Três ações são consideradas determinantes para o fracasso de um bom planejamento financeiro: não ter um fluxo de caixa atualizado, misturar finanças pessoais com empresariais e não pagar os fornecedores em dia.

As consequências de uma gestão ineficiente de todo o aspecto financeiro da propriedade são inúmeras e vão desde o comprometimento da lucratividade, o aumento das despesas e endividamento, a perda da competitividade, até complicações maiores e consequente falência do negócio.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural:

Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural
Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais
Administração da Pequena Empresa Rural

Fonte: My Farm – myfarm.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!