WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como ocorre a gestão e o planejamento financeiro da empresa rural?

A gestão empresaria é composta por planejamento, organização, direção e controle

Como ocorre a gestão e o planejamento financeiro na empresa rural?

A gestão empresarial é composta por planejamento, organização, direção e controle, constituindo uma ferramenta essencial no processo administrativo para elevar a competitividade do sistema, explica o Prof. Dr. Fabiano Alvim Barbosa, do Curso CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural.


A empresa rural pode ser dividida em áreas como: produção, recursos humanos, finanças, comercialização e marketing, além dos níveis empresariais estratégico, gerencial e operacional (SOUZA et al., 1995).


A área de produção relaciona-se com a utilização dos recursos físicos ou materiais necessários para a operação da empresa. Esses podem ser divididos em recursos de transformação e de utilização.


Os recursos de transformação participam do processo produtivo, mas não são incorporados ao produto final, como máquinas, benfeitorias, terras, etc. Por outro lado, os recursos de utilização são aplicados diretamente no processo produtivo, incluindo sementes, fertilizantes, alimentos, serviços, entre outros (SOUZA et al., 1995).


Estes recursos também podem ser classificados em:

• Capital fundiário ou permanente, compreendendo terras e benfeitorias.

• Capital de exploração, que é dividido em fixo e circulante.

O capital de exploração fixo, por sua vez, divide-se em:

• Recursos vivos/semoventes: animais de trabalho, reprodutores e animais de reposição.

• Recursos inanimados: máquinas, ferramentas, entre outros.


A área de recursos humanos é responsável pelo planejamento das necessidades de pessoal, seleção, contratação e distribuição na empresa. Além disso, é encarregada da legalização, controle de pessoal, administração de salários, e do treinamento e desenvolvimento da qualidade da mão de obra.


A área de finanças é responsável pelas receitas, despesas, necessidades de investimentos, financiamentos e pela apresentação dos balanços econômicos da empresa.


A área de comercialização e marketing está diretamente relacionada ao cliente ou consumidor dos produtos da empresa rural. É responsável pela busca de informações sobre preços de compra e venda, canais de comercialização, análises e tendências de mercado.


As decisões no nível estratégico envolvem questões como o que fazer e em que quantidade, sendo baseadas nas condições externas, tais como incertezas, ameaças e oportunidades de mercado, bem como na capacidade estrutural e financeira da empresa. As decisões no nível gerencial abordam o como atingir os objetivos propostos, transformando essas estratégias em planos de ação e diretrizes para reduzir as incertezas do ambiente. Por fim, as decisões no nível operacional referem-se às operações diárias definidas no nível gerencial (SOUZA et al., 1995)



Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora o Curso Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!