WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como ganhar dinheiro com minha propriedade rural?

São várias as opções que os proprietários têm para fazer de seu imóvel rural uma fonte de renda

Imagem ilustrativa

Atualmente, as propriedades rurais ocupam boa parte do território brasileiro. E os números reforçam essa ideia: o número de estabelecimentos rurais cresceu significativamente nos últimos anos, somando mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários, que são utilizados para os mais diversos fins e produzem, diariamente, bons lucros aos seus administradores.

Edson Schwambach, professor do Curso CPT Como Tornar Seu Sítio Lucrativo, destaca que, em relação ao agronegócio, as condições climáticas têm grande influência na rentabilidade, assim como os conhecimentos tecnológicos, administrativos e de mercado que o administrador rural tem. Em muitos casos, o sítio pode se tornar uma atividade maior do que a simples subsistência, isto é, produzir o suficiente para sobreviver e para que se obtenha lucros.

A depender das características de cada propriedade rural, é possível desenvolver uma série de atividades e diversificar a área de atuação, o que ajuda a reduzir os gastos com o imóvel rural. A produção pode ter, como mencionado, a função de subsistência, renda adicional ou principal fonte de renda da família.

Para definir qual a melhor atividade a se desenvolver na propriedade, é necessário, antes, levar em conta vários fatores:

- A localização;
- O investimento;
- As características como o tipo de solo, topografia, presença de rios ou lagos, entre outras);
- A aptidão e os conhecimentos acerca da produção agrícola ou da criação de animais, por exemplo.

Confira a seguir algumas das principais atividades que podem ser desenvolvidas em uma propriedade rural:

Criação de peixes

Para a criação de peixes, é fundamental possuir uma boa disponibilidade e fornecimento de água. A atividade é importante no cenário nacional e encontra-se em expansão a cada ano que se passa. Também é possível que o imóvel rural se transforme em um “pesque-pague”, caso a região possua público para esse tipo de empreendimento.

Criação de abelhas

A apicultura é uma atividade que tem grande potencial para se tornar rentável graças à variedade de produtos que as abelhas podem oferecer. Todos eles possuem bom valor comercial, mas é necessário conhecer o mercado antes de entrar nele.

Criação de pequenos animais

Pequenos e médios animais podem ser criados e comercializados de várias formas: pode-se comercializá-los vivos, sua carne ou seus produtos. Coelhos, por exemplo, proporcionam pele e pelo; caprinos proporcionam leite; ovinos, lã; e minhocas, húmus.

Produção de leite bovino

A pecuária de leite é uma das maiores atividades do agronegócio nacional. Pelo fato de os animais serem maiores, esse tipo de criação requer muito mais investimento, mas gera retorno financeiro em pouco tempo, caso seja bem conduzido. Para início, o número de animais não precisa ser muito grande.

Cultivo de frutas e hortaliças

Caso o seu poder de investimento seja baixo, uma opção é iniciar o cultivo de frutas e hortaliças. Boa parte das propriedades rurais desenvolvem essa atividade de forma paralela a outra, como a criação de aves ou de suínos.

Cultivo de outras plantas

Mais do que frutas, legumes e hortaliças, há outras plantas conhecidas pelo seu alto valor de mercado, como as condimentares, aromáticas e medicinais. Com um bom mercado nacional, é uma atividade promissora e pode incluir diversos tipos de cultivo, como o de cogumelos, que está em desenvolvimento em nosso país.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural:

Como Tornar seu Sítio Lucrativo
Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais
Administração da Pequena Empresa Rural

Fontes: Canal Rural – canalrural.com.br
Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!