WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Descubra as diferenças entre chácara, sítio e fazenda

De acordo com a extensão da propriedade, calculada em hectares, ela pode ser denominada chácara, sítio ou fazenda

Descubra as diferenças entre chácara, sítio e fazenda

Nos primórdios, as propriedades rurais, dentre elas, chácaras, sítios e fazendas, eram dimensionadas de acordo com a extensão em metros quadrados (m²). No Brasil e muitos países em todo o mundo, o sistema métrico adotado para esse fim é o hectare, que corresponde a 10.000 m². O objetivo foi padronizar a medida para evitar conflitos por especificações diferentes entre uma região e outra.

Um sistema métrico praticamente em desuso no país é o alqueire. Os proprietários rurais passaram a usar a medida de 2,42 hectares (24.200 m²), o equivalente a 1 alqueire de terra. Hoje, para avaliar o tamanho de uma propriedade, os topógrafos consideram como sistema métrico padrão um hectare a cada 10.000 m² medidos. De acordo com a extensão da propriedade, ele é denominada chácara, sítio ou fazenda.

Chácara


A chácara é uma propriedade rural, relativamente pequena, correspondente a 12,1 hectares (121.000 m²). Atualmente, o proprietário dessa categoria de imóvel rural o utiliza essencialmente para lazer. Inclusive, muitos investem em chácaras para aumentarem a renda familiar. Quando chega o período de férias ou feriados prolongados, os proprietários alugam suas chácaras principalmente para pessoas que buscam o contato com a natureza.

Sítio


O sítio é uma propriedade rural, de pequena a média extensão, que pode se estender de 12,1 hectares (121.000 m²) a 96,8 hectares (968.000 m²). Normalmente, esse imóvel rural é utilizado de forma tradicional, para cultivo comercial de hortaliças, frutíferas, grãos, legumes, dentre outros produtos da agricultura. Em alguns casos, o proprietário o aluga para temporadas ou eventos, como casamentos e formaturas.

Fazenda


A fazenda é uma propriedade rural, com grande extensão, que ultrapassa 96,8 hectares (968.000 m²). Na verdade, no Brasil, existem fazendas com milhões de hectares de terra, cujos proprietários vão desde grandes pecuaristas a artistas famosos. Nesses gigantescos imóveis rurais, a estrutura é de primeiro mundo, com investimento em agricultura de precisão, maquinário agrícola importado e até mesmo heliporto.

Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural.

Leia o artigo "Como melhorar a gestão da propriedade rural."

Fontes: comprerural.com; revista.zapimoveis.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!