A internet revolucionou as relações de compra e venda em todos os setores da economia. O agronegócio não ficou de fora com a maior parte das transações comerciais feitas de forma virtual. Além de otimizar os processos comerciais, a internet tem tornado a comunicação da empresa com o cliente mais eficiente. Por meio dela, não mais são necessárias visitas presenciais para realizar a divulgação de produtos e serviços.
Atualmente, o agronegócio tem utilizado estratégias de marketing digital para tornar mais simples a jornada do consumidor. Entretanto, para isso, a empresa rural tem de entender as necessidades e os hábitos de compra das pessoas. Nesse contexto, a tecnologia surge como uma importante ferramenta para oferta de produtos e serviços. Por meio dela, são utilizadas as seguintes estratégias:
Divulgação por e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas digitais para divulgação no agronegócio. Por meio dele, é realizada uma comunicação direta para mensuração dos resultados. Basta avaliar o número de leitores, o número de cliques, o número de cancelamentos do recebimento dos e-mails, a taxa de abertura dos e-mails, entre outros. Com isso, a empresa gradualmente realiza adaptações no conteúdo dos e-mails conforme a aprovação do público.
Otimização para mecanismos de busca
SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, são critérios que melhoram o posicionamento de um site ou conteúdo nos mecanismos de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo. Quando o seu site é bem otimizado em SEO, aumentam as suas chances de estar entre os primeiros resultados do Google, Bing ou Yahoo no momento em que o cliente busca por um produto/serviço oferecido por sua empresa. Com isso, o cliente encontra o produto/serviço mais facilmente.
Ferramenta de automação para Instagram
Para alcançar melhores resultados nas redes sociais, como o Instagram, basta investir em uma ferramenta de automação, para colocar a empresa em destaque dentre as demais. Trata-se da plataforma da Nikau, que torna o perfil do seu agronegócio mais relevante, com seguidores reais e segmentados.
Criação de um site adaptável a dispositivos móveis
Para uma boa estratégia de marketing no agronegócio, a criação do site deve considerar os seguintes fatores: onde a marca está localizada, como entrar em contato com ela e o que ela tem a oferecer. Além disso, o site deve ser adaptável a dispositivos móveis, bem como apresentar conteúdo relevante e design intuitivo.
Produção de conteúdos relevantes
Os blogs e as redes sociais atraem visitantes e potenciais clientes. Entretanto, o engajamento destes com a marca deve ser melhorado. De que forma? Com conteúdo relevante ao segmento agro. As informações divulgadas nesses canais devem ser interessantes para o público o qual sua empresa rural quer impactar.
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Fonte: tecnologianocampo.com.br
Por Andréa Oliveira
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