
Dados da comercialização de produtos agrícolas indicam que esse tipo de comércio movimenta boa parte da economia mundial e é responsável pela geração de renda de grandes e pequenos produtores. Contudo, é comum que muitos produtores ainda encontrem dificuldade na hora de vender a sua produção.
Alberto Rezende, um dos professores do Curso CPT Comercialização Agrícola, ressalta que para comercializar adequadamente sua produção, o produtor agrícola precisa conhecer o mercado de atuação, produzir produtos de qualidade e conhecer regras de negociação. Deve, também, estar muito bem informado dos riscos e das oportunidades que esta atividade oferece.
Nesse sentido, algumas dicas podem ser úteis para a potencialização das vendas e sucesso do produtor. Confira:
Cross selling
Em tradução livre para o português, “cross selling” significa venda cruzada. Essa técnica para vender mais já é utilizada há muito tempo e possui efeito positivo comprovado. Consiste em oferecer produtos complementares antes ou depois da finalização da compra ou posicioná-los próximos para estimular a venda.
Bom atendimento
Cliente bem atendido sempre volta. Por conta disso, é crucial oferecer um atendimento de qualidade, personalizado e eficiente, o que fidelizará o cliente. Todos os atendentes devem estar preparados para fazer indicações, para tirar dúvidas ou até para entender as necessidades de quem está comprando.
Programas de fidelização
Para garantir que o cliente seja fiel, crie um programa para isso. Além de acompanhar a rotina de consumo dele, esse tipo de programa permite que ele se torne mais próximo dos seus produtos, podendo até indicá-los para outras pessoas. É muito comum a utilização de um cartão fidelidade, oferecendo um produto grátis quando o cliente atinge determinado número de compras, por exemplo.
Atendentes
Ainda falando sobre os atendentes, promover um treinamento adequado para eles torna-se interessante para que ele seja mais do que o funcionário que diz “posso ajudar?”. Todos devem estar integrados e sincronizados para que, durante o atendimento aos clientes, falem a “mesma língua”.
Concorrência
Em qualquer setor de vendas, a concorrência também assume papel fundamental, uma vez que é necessário entendê-la para que seja possível investir em uma forma de ganhar dela. Ao observar pontos fracos dela, por exemplo, sua loja pode focar em resolvê-los e em atrair os clientes “prejudicados” por eles.
Público-alvo
Todo comércio possui um público-alvo, fazendo com que seja imprescindível atingi-lo para vender mais. Pode haver vários tipos de lojas de produtos agrícolas, com público-alvo diferente, o que te leva a saber defini-lo e a traçar metas para conseguir atingi-lo mais facilmente.
Destaque
Alguns produtos costumam vender mais do que os outros. Por conta disso, deve-se dar destaque a eles, sem deixar que os menos vendidos percam seu “brilho”. A organização do espaço e a disposição dos produtos, assim como vimos no primeiro tópico, conta muito para o aumento no fluxo de vendas.
Tecnologia
A tecnologia já possui diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a vida do consumidor e do lojista, como os aplicativos de delivery que realizam a venda para entrega a domicílio. Use-os a seu favor e veja suas vendas multiplicarem.
Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural:
Comercialização Agrícola
Administração da Pequena Empresa Rural
Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural
Fonte: Arames Belgo – blog.belgobekaert.com.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.