WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

De que depende nossa produtividade no trabalho? De motivação!

A motivação é capaz de produzir aumentos reais na produtividade em qualquer um dos seus aspectos, ultrapassando os limites da normalidade

De que depende nossa produtividade no trabalho? De motivação!   Artigos Cursos CPT

 

O ser humano normalmente utiliza uma pequena parcela do seu potencial, tanto físico como psicológico. É em torno dessa pequena parcela de potencial que oscilam os resultados obtidos com nossas ações. Aqui fica claro, então, que os resultados de nossos esforços no trabalho são dependentes do grau de motivação e satisfação naquilo que fazemos. Quanto mais satisfeitos estivermos com nossas atividades, mais produziremos, isto dentro da fronteira da normalidade (HUNTER, 2006). O contrário também é verdadeiro. Quanto menos satisfeitos, menos produziremos.

Este grau de satisfação está na dependência de fatores, como a qualidade de vida material e espiritual, o ambiente de trabalho, o relacionamento interpessoal, o respeito pelos outros e por si mesmo, além do sentimento de segurança que precisamos ter. Sendo assim, a baixa qualidade de vida, material ou espiritual, gera imediata insatisfação que se reflete na produtividade do trabalho. Mesmo que apenas uma das necessidades básicas deixe de ser satisfeita, ainda que parcialmente, há uma queda na produtividade. Isto acontece em todos os campos da vida. Se o funcionário tem uma boa qualidade de vida, por outro lado, certamente mostrará maior satisfação e sua retribuição será com maior produtividade naquilo que faz. Mas, para que isto aconteça, é preciso que ele seja motivado!

Manipulando a qualidade de vida geramos ou eliminamos a insatisfação do ser humano, mas não provocamos o aumento na produtividade naquilo que ele faz. “A motivação, sim. Ela é capaz de produzir aumentos reais na produtividade em qualquer um dos seus aspectos, ultrapassando os limites da normalidade”, afirma Dr. Fabiano Alvim Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, em Livro+DVD e Curso Online.

Motivação x Satisfação


Motivação não é o mesmo que satisfação. O funcionário pode estar satisfeito com o bom salário e a boa qualidade de vida e não estar motivado. A motivação parece estar ligada às necessidades de estima e de aprovação, inclusive a autoestima envolvida com a necessidade de autorrealização (MACÊDO, 2005).

Diversos autores afirmam que a motivação nasce de dentro do próprio ser humano, à medida que ele consegue estabelecer uma relação entre suas tarefas ou seu trabalho e a satisfação das suas necessidades básicas.

A quem devemos a nossa motivação?


Ninguém motiva ninguém, cada pessoa motiva a si mesma. A motivação real é sempre uma boa automotivação. A motivação não é uma relação entre homens, mas uma realização entre o homem e suas realizações, representada pela garra e a vontade de vencer desafios, de realizar tudo aquilo que, no íntimo, nos sentimos capazes.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Administração Rural.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

paulo cesar chagas de moura

23 de fev de 2021

Gostei muito do conteúdo por explicar de forma simples um tema bastante complexo.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de fev de 2021

Olá, Paulo Cesar

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!