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Chefia e liderança na fazenda - dicas para ser ótimo chefe e líder rural

Líder competente é aquele que percebe com sensibilidade as pessoas, que cativa e facilita a equipe a fazer aquilo que deve ser feito

chefia e liderança

Líder competente é aquele que percebe com sensibilidade as pessoas, que cativa e facilita a equipe a fazer aquilo que deve ser feito

À medida em que o mundo se transforma, com grande rapidez, as empresas modernas percebem, cada vez mais, a necessidade de possuir gerentes ou chefes com habilidades para interpretar, com excelência e, simultaneamente, os dois papéis de chefe e líder.

“No meio rural, a tendência é exatamente a mesma. Hoje, mais do que chefes, precisa-se de mais líderes. Líderes de projetos, de planejamento, de organização, de direção, de controle e avaliação. Enfim, líderes de produção rural”, afirma o professor Pedro Paulo Iannini, do curso Chefia e Liderança na Fazenda,  produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Mas, enfim, qual a diferença entre um chefe e um líder? A resposta a essa pergunta não é nada simples. E, para começar, é bom esclarecer que nem todo chefe é líder e nem todo líder é chefe. A diferença entre chefe e líder provém da origem do poder de influência: o poder que vem de cima para baixo é típico do chefe e o poder que vem de baixo para cima é típico do líder.

Enquanto o chefe surge, formalmente, designado pela autoridade da hierarquia superior, o líder surge, informalmente, da representação da vontade da equipe de trabalho. O líder é alguém reconhecido pela equipe como a pessoa capaz de facilitar o trabalho com sucesso, na direção do objetivo desejado.

Assim, chefe e líder é aquele que exerce o poder de influência em mão dupla, ou seja, de cima para baixo e de baixo para cima. Chefiar ou gerenciar é obter resultados por meio de pessoas, com melhor qualidade, alta produtividade, menor tempo, menor ocupação de espaço e menor custo possível.

chefia e liderança

Chefiar ou gerenciar é obter resultados através de pessoas, com melhor qualidade, alta produtividade, menor tempo, menor ocupação de espaço e menor custo possível

É necessário que o chefe ou o gerente possua alguns conceitos e práticas, provenientes da ciência chamada Administração. É necessário que o chefe ou gerente possua alguns conceitos e práticas, provenientes da ciência chamada Psicologia.  Logo, chefe preparado e competente é aquele que necessita se cercar de qualidades profissionais como as de administrador e de psicólogo.

Liderar é uma habilidade para perceber e representar a necessidade, o desejo e a vontade das pessoas da equipe de trabalho. Então, líder competente é aquele que percebe com sensibilidade as pessoas, que cativa e facilita a equipe a fazer aquilo que deve ser feito. O líder, então, precisa possuir qualidades pessoais de antropólogo e sociólogo do trabalho.

Um líder é mais um guia que um condutor, é um animador e facilitador e não um ditador. Compreende que é atribuição sua ajudar cada um dos membros do grupo a perceber a real importância e utilidade de qualquer trabalho, a ser feito na equipe de trabalho, seja ela grande ou pequena. Ainda mais, procura mostrar as conexões e inter-relações de várias tarefas e rotinas.

Isso significa que um líder é um coordenador, que deve ter boa compreensão do que seja trabalho em equipe. Portanto, deve conhecer e saber avaliar funções dos componentes do grupo.

Principais características
- Capacidade de ouvir.
- Real estima pelas pessoas, conhecendo os membros da equipe de trabalho.
- Verdadeira aceitação dos pontos de vistas dos outros, estabelecendo um bom relacionamento de trabalho.
- Controle de seus próprios sentimentos e variações de humor.
- Habilidade em fazer com que os outros participem da responsabilidade da equipe.
- Demonstração de equilíbrio, segurança, calma e otimismo.
- Maneira positiva de encarar a vida e convicção de que a equipe de trabalho pode realizar o que se propõe.
- Tratar o grupo como um todo.
- Ser realista quanto aos objetivos de trabalho da equipe, colocando-a numa programação com tempo suficiente.
- Capacidade de ajuda e de ensinamento.
- Prontidão em mudar suas próprias atitudes ao aprender com outros.
- Sensibilidade para o que é adequado e percepção para a boa harmonia, sabendo quando deve levar avante um assunto e quando deixá-lo.
- Condução com responsabilidade, em relação ao grupo, podendo contar com o mesmo para o cumprimento das obrigações.

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Quando a liderança é exercida com alma e sensibilidade, ajuda o desenvolvimento do potencial humano, o que resulta em qualidade de vida no trabalho

Quando a liderança é exercida com alma e sensibilidade, ajuda o desenvolvimento do potencial humano, o que resulta em qualidade de vida no trabalho. E a melhor maneira de obter resultado num empreendimento rural é através do fortalecimento do respeito ao ser humano e aos princípios da ética, tornando a empresa rural uma empresa feliz e produtiva.

O gerente de hoje não é aquele camarada mandão, ditador, coercitivo. Hoje, o gerente deve ser um profissional capaz de promover a motivação no trabalho e, principalmente, deve ser aglutinador, colaborador e competitivo, mas humanizado.

Chefe merece ser obedecido, quando é um homem de respeito. E só é respeitado quem se comporta com dignidade humana em relação a si mesmo e aos outros. Chefe bom e justo é aquele que não abusa do poder de mando, não fica desviando o assunto ou o pleito, quando o trabalhador solicita algo, e nem cerceia os seus parceiros de trabalho.

Características de um chefe ideal

· Ser justo na apreciação de esforços e resultados obtidos.
· Dar orientações gerais e deixar os subordinados à vontade para executarem o trabalho.
· Estar com a porta sempre aberta para ouvir opiniões e problemas de seus subordinados.
· Expressar confiança no trabalho dos outros e reconhecer aquele que é bem realizado.
· Respeitar os seus subordinados como pessoas.
· Encorajar a crítica de seus subordinados a respeito de sua atuação como chefe.
· Reduzir as diferenças de status entre sua pessoa e os seus subordinados.
· Ter o hábito de elogiar trabalhos bem executados.
· Proporcionar oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento para seus subordinados.
· Se dar o direito de brincar, oportunamente, é claro, para amenizar um ambiente tenso.
· Comunicar as razões de todas as decisões importantes a seus subordinados, pois eles
também merecem explicações.

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Logo, chefe preparado e competente é aquele que necessita se cercar de qualidades profissionais como as de administrador e de psicólogo

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Por Silvana Teixeira

 

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