
Segundo Edson Carlos Schwambach, professor do Curso CPT Administração da Pequena Empresa Rural, as condições climáticas têm grande influência na rentabilidade do agronegócio, assim como os conhecimentos tecnológicos e de mercado. O mesmo vale para a administração rural que, quando realizada com excelência, traz excelentes resultados ao produtor rural, como redução dos custos de produção e aumento da lucratividade.
Capacitação profissional
A capacitação profissional em cursos direcionados à administração rural é muito importante para a boa gestão rural. Ainda que o produtor tenha conhecimento prático, a atualização em administração rural pode aprimorar a sua gestão no campo. Além dos cursos oferecidos pela Embrapa e pelo Sebrae, existem excelentes cursos on-line na área, que profissionalizam o empreendedor rural e trazem aos negócios resultados surpreendentes.
Investimento em tecnologia
O investimento em tecnologia, mais especificamente em agricultura de precisão, potencializa os resultados da propriedade rural. São máquinas guiadas por GPS, sensores, softwares de última geração, tudo para aumentar a produtividade da lavoura e trazer maior lucratividade ao produtor rural. Por meio da tecnologia, a administração rural se torna mais eficiente, com tomadas de decisão mais precisas e acertadas.
Administração das finanças
A boa administração das finanças é imprescindível para que a propriedade rural alcance o tão almejado sucesso. Para isso, o gestor rural deve conhecer, com maior aprofundamento, os custos de produção e as mudanças no orçamento para saber como eles impactarão nos negócios. Com uma gestão financeira eficiente, é possível reduzir os custos, com resultados cada vez melhores na produtividade.
Gestão de estoque
Outra forma de melhorar a administração rural é com a boa gestão do estoque. Vale ressaltar que o estoque do agronegócio é constituído de insumos diversos e produtos das colheitas. A qualquer falha na administração, podem haver perdas, que geram sérios prejuízos ao produtor. Para otimizar os custos operacionais, deve-se reduzir o volume de insumos estocados e não deixar produtos parados no estoque.
Planejamento estratégico
Para elaborar um bom planejamento estratégico, é preciso investir em profissionalização em administração rural. Dessa forma, é possível definir o negócio com maior exatidão para estruturar planos de ação mais eficientes. Por meio do planejamento estratégico, o gestor rural consegue traçar um modelo de negócios da propriedade rural melhor com base nos recursos disponíveis, no perfil do mercado e nos canais de distribuição.
Análise dos resultados
Fazer o monitoramento e a análise dos resultados do agronegócio permite ao gestor rural identificar possíveis falhas na cadeia produtiva. O objetivo principal é corrigir esses problemas e realizar melhorias para que os mesmos erros não ocorram novamente. Para isso, é importante investir em sistemas que otimizem a coleta, o processamento e o armazenamento de dados concernentes à propriedade rural.
Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural:
Administração da Pequena Empresa Rural
Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural
Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais
Fonte: blog.jacto.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.