A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) divulgou ontem o resultado do estudo chamado Vozes da Classe Média, mostrando que, nos últimos 10 anos, 35 milhões de brasileiros ascenderam à classe média. Hoje, a classe é composta por 53% da população do país, cerca de 104 milhões de pessoas.
Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), constatou que 55,2% dos empreendedores brasileiros fazem parte da classe C. De acordo com o levantamento, outros 37,5% estão inseridos nas classes A e B e 7,3% pertencem às classes D e E. Os dados foram levantados pelo instituto Data Popular.
A escolha da área de atuação é o primeiro e mais decisivo passo para quem deseja abrir um negócio. O ramo no qual se irá trabalhar pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso da empresa. O consultor Luiz Carlos Barboza, ex-diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, acredita que as empresas que atendam às necessidades da classe C e à terceira idade devem prosperar de agora em diante.
Os cosméticos passaram a ser itens de primeira necessidade para as classes C e D. Uma pesquisa do Instituto Data Popular, realizada com 5.000 pessoas, mostra que as classes ditas "emergentes" são as que mais gastam com produtos de beleza. Durante muito tempo estes produtos foram vistos como supérfluos e de acesso restrito a poucos.
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos para atrair o público depois do dia de Ação de Graças e antes do Natal. A iniciativa deu certo e foi copiada por diversas lojas brasileiras do varejo, na última sexta-feira. Devido ao seu grande sucesso, a promoção fez com que algumas empresas online aproveitassem a iniciativa para criar a Cyber Monday.
Empreendedores dos maiores polos têxteis do Brasil estão pegando pesado na confecção de roupas para os pequenos. A investida vai desde roupinhas para bebês até crianças de oito anos de idade. A ideia é criar roupas simples, porém bonitas e na moda, para uso diário e que atendam a todas as classes sociais. O custo? O menor possível. A ideia agora é produzir muito e vender mais.
O ovo, proteína de alto valor nutritivo e de baixo custo, é um alimento acessível a todas as classes sociais. A sua grande demanda faz a criação de galinhas poedeiras ser uma boa alternativa de negócio. Não é uma atividade difícil criar galinhas para produção de ovos, já que a tecnologia para criação está dominada e passa por momentos de desenvolvimento e pesquisas para um melhor aproveitamento.
O consumo mundial de produtos lácteos aumentou 0,6% em 2009 e as previsões indicam que deverá crescer 2,2%/ano até 2012. Esse foi o resultado do relatório de pesquisa da Tetra Pak Dairy Index. As explicações são a urbanização, o envelhecimento da população, que procura alimentos mais saudáveis, e o aumento do poder aquisitivo da classe média.
O panificador é um empreendedor nato. É a sua disposição em investir na empresa que garante seu sucesso. Você já reparou que quando se começa a instalar uma comunidade, as ruas ainda nem foram pavimentadas e o primeiro comércio a chegar ali é uma padaria? Essa visão é uma característica dos empresários desse ramo.
Especial - A elaboração de produtos da confeitaria necessita de vários equipamentos, utensílios e acessórios. Esses podem ser agrupados em sete classes... E mais: veja, no vídeo, quais são os intrumentos de medida utilizados na confeitaria