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Setor de laticínios cresce com a mudança de perfil do consumidor

As explicações são a urbanização, o envelhecimento da população e o aumento do poder aquisitivo da classe média

As proteínas do leite vêm despertando interesse, cada vez maior, sob o ponto de vista econômico e nutricional.

O consumo mundial de produtos lácteos aumentou 0,6% em 2009 e as previsões indicam que deverá crescer 2,2%/ano até 2012. Esse foi o resultado do relatório de pesquisa da Tetra Pak Dairy Index. As explicações são a urbanização, o envelhecimento da população, que procura alimentos mais saudáveis, e o aumento do poder aquisitivo da classe média.

O leite será o maior responsável por essa intensificação, em termos de volume, uma vez que é a categoria mais importante do setor. A expectativa  de aumento para ele é de 5%/ano até 2012. Os produtos agregados também crescerão, mas em um percentual menor.

São os mercados emergentes que lideram a expansão. Entre eles estão a Índia, o Paquistão, países do Oriente Médio e a China. A ampliação da população e de sua renda é o que sustenta o aumento do consumo. Nesse quadro a China tornou-se o segundo maior consumidor de leite, perdendo somente para a Índia. Na América Latina não é diferente, pois o produto é um alimento básico, nutritivo e de preço acessível.

Para o professor Juliano Gomide Souza, especialista e consultor em laticínios, no curso Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade, projetado e desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as proteínas do leite vêm despertando interesse, cada vez maior, sob o ponto de vista econômico e nutricional. Isso demonstra maior conscientização do consumidor quanto ao uso de proteínas balanceadas. Elas possuem todos os aminoácidos essenciais e nas proporções requeridas para o crescimento e manutenção do organismo humano”.

Com essa maior demanda, o perfil do consumidor também mudou, principalmente o dos brasileiros. A preocupação com qualidade e segurança alimentar exige que a indústria siga as normas e leis responsáveis por garantir o padrão de bem-estar. Ao comprar um produto alimentício, a pessoa deseja que ele seja transparente, ou seja, que apresente todas as informações de origem, processamento, desde a produção da matéria-prima até o momento da compra.

Por: Ariádine Morgan

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