WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Instrumentos de medida são essenciais na confeitaria

Entre eles estão balança, copo medidor, termômetro, densímetro e timer

A balança de precisão é indispensável para fazer a pesagem exata dos ingredientes.

A balança de precisão é indispensável para fazer a pesagem exata dos ingredientes.

A elaboração de produtos da confeitaria necessita de vários equipamentos, utensílios e acessórios. Esses podem ser agrupados em sete classes, de acordo com as suas particularidades e características. Entre utensílios básicos; instrumentos para confeitaria; acessórios;  eletrodomésticos; formas; fornos e fogões, um dos mais importantes são os instrumentos de medida.

Assim, a balança de precisão é indispensável para fazer a pesagem exata dos ingredientes. As eletrônicas digitais são as mais indicadas, pois fornecem o peso rapidamente e evitam as chances de erro, apresentando o resultado em números.

No Curso Básico de Confeitaria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Marina Queiroz ressalta que “na confeitaria sempre deve-se pesar pequenas quantidades; por isso, o ideal é utilizar uma balança com precisão de, pelo menos, um grama”.

Há, também, o copo medidor, recipiente graduado, de plástico transparente e rígido, ou de vidro, que serve para medir alguns ingredientes, em gramas, sem o uso de balança. Os termômetros medem a temperatura em diversas situações. O de cozimento, geralmente, possui corpo de vidro e graduação de zero a 120°C, serve para medir a temperatura em banho-maria e cremes preparados no fogo. Já o utilizado para forno deverá possuir mostrador redondo e graduação variando de 50 a 300°C.

“Além desses, existem outros tipos de termômetros, como os digitais de haste, apropriados para medir temperatura no interior dos produtos e os termômetros a laser, que permitem medir a temperatura em superfícies”, acrescenta a professora, especialista em confeitaria e panificação.

Apesar de ser mais conhecido como pesa xarope, o densímetro é utilizado para medir a concentração do açúcar na preparação de caldas. Já o timer permite programar o tempo de cozimento e emite um sinal sonoro assim que o tempo pré-estabelecido for cumprido. Isso evita que um determinado produto seja submetido ao cozimento por um tempo diferente daquele previsto na receita.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Curso Básico de Confeitaria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?